Governo versus governo
Maternidade Nossa Senhora da Glória fica localizada na Av. José Mariano dos Passos no centro de Belford Roxo. |
Recheada de governistas, a Assembleia aprovou, ontem, moção de repúdio ao secretário de Saúde — e deputado licenciado — Felipe Peixoto (PDT).
É a primeira proposta de rejeição aprovada nesta legislatura.
Os deputados reclamaram dos problemas da rede estadual. Em especial, da interdição da Maternidade Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo. A unidade era responsável por 20% dos partos da Baixada.
O repúdio foi ideia de Rogério Lisboa (PR). Mas não seria aprovado sem a anuência do presidente, Jorge Picciani (PMDB).
O secretário de Saúde do estado, Felipe Peixoto Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo |
E Picciani fez mais: ordenou que a Comissão de Saúde convoque Peixoto. Para "saber dele, unidade por unidade, como (a secretaria) está funcionando".
Pouquíssimas vozes levantaram-se a favor de Peixoto. Jorge Felippe Neto (PMDB) foi um e lembrou que ele está há apenas cinco meses no cargo.
Picciani respondeu: "Um homem público tem que estar à altura da função que aceitou".
Enquanto isso Jornal O DIA publicou:
Alerj declara guerra ao secretário estadual de Saúde
Deputados aprovam moção de repúdio aos atos de Felipe Peixoto (PDT)
A Assembleia Legislativa (Alerj) declarou guerra ao secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto (PDT). Em votação comandada por Jorge Picciani (PMDB), presidente da Casa, deputados aprovaram moção de repúdio aos atos de Peixoto. A crise respinga em Pezão, que bancou a escolha do auxiliar.
O estopim da rebelião foi o protesto de Dr. Deodalto (PTN) contra a interdição, pelo governo, da Maternidade Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo. Vários deputados passaram, então, a criticar o secretário.
Convocação
Átila Nunes (PSL) chamou Peixoto de “menino”, classificou sua escolha para o cargo de “ideia enlouquecida” e o acusou de se preocupar apenas com sua candidatura à Prefeitura de Niterói. Picciani disse que era preciso chamar o secretário “à responsabilidade” e pediu à Comissão de Saúde que o convocasse a comparecer à Alerj.
Pressa
Em seguida, Rogério Lisboa sugeriu a moção, colocada imediatamente em votação por Picciani — a pressa chegou a surpreender alguns parlamentares.
Bicicletas
O deputado Geraldo Pudim (PR) obteve assinaturas para que seja votado, com urgência, projeto que prevê multa para quem for flagrado com armas brancas, como facas, em ruas de todo o estado. Já o vereador Jefferson Moura (Psol) conseguiu apoios necessários para instalar CPI que investigará receptação e venda de peças de bicicletas.
A favorita
Procuradora do Tribunal de Contas do Estado, Marianna Montebello Willemar é favorita para ficar com a vaga de conselheiro aberta pela morte de Julio Rabello. Ela é filha de Thiers Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Município.
Fonte: Extra
Por: Berenice Seara
0 Comentários