O governo do Estado vai solicitar oficialmente às Forças Armadas a prorrogação da permanência das tropas militares na ocupação do Complexo da Maré, na Zona Norte Rio. Com isso, conseguirá garantir que o reforço de 600 policiais na Baixada e em São Gonçalo seja permanente e não provisório, como temiam os comandantes que manifestaram sua preocupação ao EXTRA. A ideia do governo é ter a ocupação das Forças Armadas na Maré até, pelo menos, a formação da nova turma de policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), prevista para dezembro.
Na semana passada, a Secretaria de Segurança e o candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) anunciaram que 600 policiais e 150 carros reforçariam o efetivo nos batalhões de São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Entretanto, os comandantes dessas unidades afirmaram que o aumento no número de agentes seria provisório, já que todos iriam para as futuras UPPs do Complexo do Maré, que ainda segue sem data marcada para ser inaugurada.
Policiais também irão reforçar efetivo no batalhão de Duque de Caxias Foto: Fernando Quevedo / O Globo |
Segundo o acordo em vigor entre o estado do Rio e o governo federal, as Forças Armadas ficariam na Maré até 31 de outubro, três dias após as eleições. Existe a possibilidade de renovação do auxílio federal, mas nada foi acertado ainda.
Já os carros que serão enviados às três unidades também têm destino certo. São cerca de 200 veículos do modelo Logan, tirados das ruas e que hoje estão parados no Cfap, esperando serem sorteados entre os PMs.
Batalhão de Nova Iguaçu vai receber mais policiais Foto: Cléber Júnior / Extra |
Em nota, a PM contestou a afirmação dos comandantes: “O reforço não é provisório e faz parte de uma ação que vem sendo desenvolvida pelo comando da corporação. Em 2014 diversas unidades receberam policiais para complementarem seus efetivos”, diz, citando reforços em outros batalhões, como o 2° BPM (Botafogo), o 5° BPM (Praça da Harmonia), o 9° BPM (Rocha Miranda) e o 12° (Niterói).
Leia também:
Governo prevê UPPs na Baixada e em São Gonçalo para o próximo ano, mas promessas vêm desde 2013
Em sua previsão de gastos para o ano que vem, o governo do estado prevê investimentos para expandir o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para além da capital. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, cujo detalhamento das prioridades de investimento foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira, planeja a implantação de UPPs nos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, de São Gonçalo, na Região Metropolitana, e de Macaé, no Norte Fluminense... Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/eleicoes-2014/governo-preve-upps-na-baixada-em-sao-goncalo-para-proximo-ano-mas-promessas-vem-desde-2013-13799625.html#ixzz3CjzdyFtD
Fonte: Extra
0 Comentários