Ticker

8/recent/ticker-posts

Arraiá não para na Baixada Fluminense. Julho também tem festas típicas. Concurso Faquabaf vai escolher a melhor quadrilha caipira da região. Competição já começou.

Koração Caipira se apresenta hoje na Fifa Fan Fest
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Já começou a disputa entre os grupos de quadrilha caipira da Baixada. Os roceiros não medem esforços para conquistar o prêmio de melhor da região. O concurso promovido pela Federação das Associações de Dança de Quadrilhas e Arraiás da Baixada Fluminense (Faquabaf) acontece hoje e em mais três fins de semanas em Duque de Caxias. Este mês, houve apresentação em São João de Meriti e Nova Iguaçu. As campeãs serão conhecidas no início de agosto. 

O conjunto Koração Caipira Caxiense, de Duque de Caxias, começou os ensaios em janeiro. O tema ‘O que é isso?’ foi escolhido para explicar o verdadeiro significado da dança que, de acordo com o presidente do grupo, Jorge Justino, de 58 anos, ainda é desconhecido pela maior parte da população. 

“Muita gente se veste de caipira, brinca, dança, come as comidas típicas, e não sabe que a festa pagã teve início na Idade Média para homenagear os santos populares: São João Batista, São Pedro e Santo Antônio”, explica Justino. 

Para conseguir R$ 12 mil — valor gasto na manutenção dos figurinos e no transporte da quadrilha — Justino organiza mensalmente uma feijoada e conta também com doações. Vice-campeões no concurso estadual de 2013, eles foram convidados para se apresentar hoje, na Arena Fifa Fan Fest, em Copacabana, antes do jogo da Holanda contra o México. 

Em Nova Iguaçu, se depender do quesito animação, os caipiras da quadrilha Acredite se Quiser já garantiram nota máxima. Composto por 18 pares, a equipe tem 28 anos de estrada e reúne 11 títulos iguaçuanos. O grupo tem a cultura africana como tema nas apresentações desse ano. 

Casal de Nova Iguaçu comanda a Acredite se Quiser e Explosão Junina
Foto: Cacau Fernandes / Agência O Dia
“Nossa ideia é fazer um safári pela África e mostrar a alegria desse povo através da festa junina”, explica a diretora do grupo, Sida Monteiro, 58. Ela também é a responsável por confeccionar as roupas luxuosas que vão vestir os roceiros. 

A equipe Explosão Junina comandada pelo marido de Sida, Pedro Paulo Monteiro, 59, quer conquistar os jurados pela simpatia. “Vamos com força total pra cima dos nossos adversários”, diz ele, que não tem desavença com o grupo da esposa.

A mais antiga de Queimados
Criada em 1994, a quadrilha Fogueirão se orgulha em ser a mais antiga de Queimados. Sem patrocínio, eles sobrevivem do financiamento da fundadora Leni da Silva, 48, e do marido, o militar reformado José Ricardo da Silva, 49. “Uma das lições mais bonitas que carregamos é que aceitamos qualquer pessoa em nosso grupo. Fazemos trabalhos sociais e já abrigamos usuários de drogas para que através da cultura caipira eles pudessem mudar de vida”, lembra José. 

Quadrilha Fogueirão, criada em 1994, sobrevive de doações da fundadora
Foto: Cacau Fernandes / Agência O Dia
Hoje, eles se apresentam às 19h no Arraiá de Queimados, na Vila Camorim.

Luxo é que não falta na Arte e Show
Rodeada de tecidos e adereços, a casa do presidente do grupo Arte e Show, Vitor Dias Câmara, 31 anos, é o local onde as roupas luxuosas e pesadas são confeccionadas. “Cada peça é colada a mão. Dá um trabalho gigantesco, mas não tem preço que pague o orgulho de ver o grupo dançando na rua”, conta Vitor, que também é costureiro na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

Apesar de ser o primeiro ano do Arte e Show no concurso Faquabaf, eles prometem surpreender muitos veteranos. “Vamos dar o nosso melhor e temos qualidade para isso” diz o costureiro que dança quadrilha há 16 anos. 
Vitor Câmara faz as peças da quadrilha em casa, onde tem um ateliê
Foto: Cacau Fernandes / Agência O Dia
Com o tema ‘As Cortes do Mundo num São João Brasileiro’ eles vão contar a história dos senhores feudais na Idade Média, quando surgiu os festejos juninos. 

De acordo com Vitor, o maior desafio é estabelecer disciplina entre os integrantes. “Dificuldades todos nós temos, mas quando o vejo um sorriso no rosto das pessoas durante nossas apresentações, me emociono”, conta.

Roteiro dos fetejos em Duque de Caxias 
- Hoje os grupos competem na Praça do Centro, no bairro Olavo Bilac, a partir das 20h.

- Dia 5: A apresentação será na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra, às 20h. 

- Dia 6: A Praça da Prainha, no bairro dos Cavaleiros, recebe os grupos, às 20h. 


- Dia 19 - É a vez da Praça do Gerador, no bairro Pilar, receber os grupos de quadrilhas, a partir das 20h.

- Dia 20 - Último dia de apresentação. A festa acontecerá na Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto, às 20h.
Fonte: O Dia

Postar um comentário

0 Comentários