A meta é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, composto por 49,6 milhões de pessoasValter Campanato/Agência Brasil |
A vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o País. O Ministério da Saúde informou que cada município decidirá até que data fornecerá a vacina em seus postos de saúde. A campanha se encerraria nesta sexta-feira (9).
De acordo com o ministério, apenas 50% do público-alvo se vacinou até esta quinta-feira (8), o que representa 21,3 milhões. A meta é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, composto por 49,6 milhões de pessoas.
Fazem parte do grupo prioritário para a vacinação, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Dentre os grupos de risco, o grupo de mulheres pós-parto registrou a maior cobertura vacinal, com 203,8 mil doses aplicadas, o que representa 56,7% deste público.
Estão entre os grupos que menos se vacinaram as gestantes, os indígenas e os trabalhadores de saúde. Todos os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários devem se dirigir a um posto de saúde.
De acordo com o ministro da saúde, Arthur Chioro, é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes e não deixem de se vacinar nos últimos dias.
— A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença. As crianças, as gestantes e os idosos que se vacinarem antes estarão protegidos mais cedo.
Fonte: R7
0 Comentários