A Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 15 de maio, o II Fórum sobre Dengue dos Municípios da Baixada Fluminense. O encontro teve como objetivo promover um intercâmbio entre as cidades da região a fim de fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Participaram representantes das cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti e Campos dos Goytacazes, no norte do Estado.
“Queremos pensar juntos e melhorar o combate ao mosquito da dengue. Dessa forma, podemos minimizar os casos da doença na região e continuar mantendo os índices de pessoas infectadas o mais baixo possível”, enfatizou o Marcio Bravin, coordenador da Vigilância Sanitária de Belford Roxo.
Durante o evento, técnicos da Fundação Oswaldo Cruz ministraram uma palestra sobre o tema. Eles pontuaram a importância do combate ao mosquito e orientaram os gestores municipais acerca das ações que devem ser adotadas em cada cidade.
A dengue, que tem sintomas parecidos com o de uma virose, em determinados casos pode até matar. Ela é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente.
A prefeitura tem traçado estratégias para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti, mas, é preciso que a população também faça a sua parte.
Para evitar a doença a única arma ó o combate. Para isso é preciso erradicar os focos de acúmulo de água, esses que, são os locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. É necessário evitar o armazenamento de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde, além dos secretários municipais de Saúde, Dr. Marco Aurélio Pereira, de Assuntos Especiais, Raquel Dauttmam, de Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintella, e de Trabalho e Renda, Jadir Elias.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
0 Comentários