Cada vez mais mulheres buscam manter a aparência juvenil dos seios. Nesta semana, a Sociedade de Cirurgiões Plásticos dos Estados Unidos informou que, embora o implante de silicone continue sendo o procedimento mais realizado por elas, é a mastopexia — ou lifting (levantamento) das mamas — que vem se popularizando em ritmo mais rápido desde 2000.
A operação consiste em retirar o excesso de pele dos seios para corrigir a ptose (queda) mamária. No Brasil, os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que as mastopexias corresponderam a 14,51% das cirurgias plásticas feitas em 2011 — ocupando o terceiro lugar das mais pedidas, atrás da lipoaspiração e da colocação de próteses de silicone.
Segundo o cirurgião plástico Marcelo Aniceto, toda mulher sofre de flacidez nas mamas, principalmente a partir dos 40 anos. Trata-se de um processo normal do envelhecimento, ligado à perda de elasticidade da pele. Gravidez, amamentação e oscilações de peso são fatores que contribuem para a redução da firmeza.
Pacientes jovens — sobretudo aquelas cujos seios se desenvolveram muito rapidamente e, por isso, a pele teve a elasticidade prejudicada — também podem ter mamas caídas. Para Aniceto, na hora de decidir pela mastopexia, é essencial considerar que a cirurgia deixa uma cicatriz permanente:
— Ninguém pode prever como vai ficar a cicatriz. Ela pode ficar pequena, alargar ou dar queloide. Claro que existem os cuidados médicos, mas tudo depende da capacidade de cicatrização da paciente.
Abrir os braços é proibido nos primeiros dias
A cicatriz resultante depende da técnica empregada que, por sua vez, depende da quantidade de pele a ser retirada.
Em média, a mastopexia custa R$ 12 mil. O procedimento dura cerca de duas horas e meia e exige um dia de internação apenas.
De acordo com Aniceto, na primeira semana depois da operação, a paciente fica proibida de abrir os braços (ou seja, nem pentear os cabelos sozinha é permitido). Gradativamente, os movimentos vão sendo liberados, de modo que, na quarta semana, já é possível agir naturalmente.
É necessário usar um sutiã especial durante um mês após a cirurgia.
Fonte: Extra Online
0 Comentários