Ticker

8/recent/ticker-posts

Unidade que vende remédios mais baratos na Areia Branca é fechada por falhas no contrato. Prefeitura diz que vai reabrir.


Há mais de uma semana, José Figueiras, de 74 anos, tenta comprar remédios na Farmácia Popular de Areia Branca, em Belford Roxo. Na quarta-feira, ele foi ao local em mais uma tentativa. E mais uma vez saiu com as mãos vazias.

- Já é a terceira vez que venho aqui. Antes, não havia o remédio. Agora, está fechada -afirmou seu José. O aposentado é mais um dos moradores de Belford Roxo que sofre sem o atendimento na unidade, que foi fechada pela prefeitura por problemas no contrato com a Fiocruz.

- Não temos mais remédios. Todos foram proibidos de serem comercializados porque a farmácia está com problemas na documentação - informou uma atendente, que preferiu não se identificar.

Um morador, que também não quis revelar o nome, confirmou que frequentemente a farmácia de Areia Branca vendia remédios acima do preço estabelecido pelo governo federal. - Nem comprava mais. O preço de um remédio saía igual ao que era vendido na farmácia normal - contou.

No ano passado, uma auditoria feita pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), a pedido do Ministério Público Federal, identificou irregularidades na farmácia de Areia Branca foram e também na unidade do Lote Quinze.

Segundo o Denasus, havia falhas na planilha financeira da unidade de Areia Branca, com diferença de valores nos anos de 2011, 2012 e 2013 e falta de comprovação de depósitos. 

Além disso, as unidades estavam com poucos farmacêuticos (em vez dos três recomendados, havia apenas um de manhã e um à tarde).

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a irregularidade no contrato com a Fiocruz foi descoberta logo no início da atual gestão e foi aberta uma sindicância para apurar as causas, o que levou à interrupção dos serviços. Nesse momento, segundo a Secretaria de Saúde, a situação contratual já foi regularizada e o fornecimento dos medicamentos será retomado o mais breve possível.
Fonte: Mais Baixada - Extra
Por Lígia Modena

Postar um comentário

0 Comentários