Ticker

8/recent/ticker-posts

Prefeito Dennis Dauttmam monitora atendimento no Hospital do Joca pelo próprio iPad.

A estudante Márcia Cristina Daher Monteiro, de 34 anos, já esperava há uma hora pelo atendimento da mãe no Hospital Municipal Jorge Júlio Costa dos Santos, o Hospital do Joca, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, quando uma funcionária da unidade lhe entregou um celular. Do outro lado da linha, a três quilômetros, o prefeito Dennis Dauttmam perguntava o motivo da espera. Há um ano 1 ele acompanha do seu iPad a rotina na unidade de saúde registrada pelas 25 câmeras instaladas.
- O prefeito era a última pessoa de quem eu esperava receber uma ligação. Minha mãe só foi atendida depois que falei com ele. Um senhor estava passando mal aqui há 20 minutos, esperando atendimento, e um paciente se revoltou com a demora - revelou Márcia, que levara a mãe, Ana Cristina Daher, de 54 anos, ao ortopedista, após uma queda.
As câmeras que acompanham os 90 médicos do Hospital do Joca já existiam desde o governo anterior, mas o monitoramento fez aumentar o fluxo de pacientes. 
- Hoje, nossa média é de 600 atendimentos por dia. Foi um aumento de 40%, desde que o prefeito começou a acompanhar o atendimento - diz a diretora do Hospital do Joca, Ruth Santiago Banny.
Na opinião de Ana, Dauttmam também deveria acompanhar o atendimento nos postos de saúde: 
- Ele vendo a necessidade, fica mais fácil manter o serviço melhor. Tem posto sem médico e sem remédio.
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo negou a falta de medicamentos nos postos e disse que está convocando profissionais aprovados em 2013 para as unidades.
Apesar das falhas do atendimento na unidade apontadas por pacientes, Dauttmam garante que sua vigilância ajuda a reduzir as filas. Vi uma fila imensa no hospital, liguei e perguntei o motivo. Era para tomar medicamento. Dei a ideia de dividir os pacientes em salas, e cada equipe administrar num grupo. A fila reduziu - contou o prefeito.
PROFISSIONAIS
Por cada plantão de 24 horas, o Hospital do Joca conta com cinco clínicos gerais, três ortopedistas, dois cirurgiões e quatro pediatras.
OBRAS
O hospital de Belford Roxo está em obras desde 2011. com recursos de R$ 900 mil do governo federal. A previsão é de que a entrega de tudo pronto aconteça em cerca de 60 dias, segundo a Secretaria municipal de Obras.
CENTRO CIRÚRGICO
A previsão de término da reforma do centro cirúrgico é para abril deste ano. Com a conclusão, o número de atendimentos deve aumentar, prevê a direção, que contabiliza hoje um aumento de 40% no número de atendimentos diários na emergência.
EXTENSÃO DO SERVIÇO 
Depois da experiência no Hospital do Joca, Dauttmam pretende agora ampliar o serviço de monitoramento para outras unidades de serviço municipal. Entre os locais que estão no inicio da fila de intenções do prefeito, está a própria sede da Prefeitura e também a Secretaria de Segurança do município.
Fonte: Jornal Extra/Cíntia Cruz

Postar um comentário

0 Comentários