Ticker

8/recent/ticker-posts

Novos equipamentos Públicos mudarão a cara do bairro Lote XV e adjacentes muito em breve. Centros de Lazer, Esporte e até Competições agitaram a região e aquecerá a economia local.

Imagem ilustrativa do CEUs/PECs
Praça dos Esportes e da Cultura - PEC é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais.

Em breve o bairro do Vale do Ipê ganhará uma novo e inédito empreendimento público, trata-se do Projeto CEUS Centro de Artes e Esportes Unificados, que será implantado no bairro do Jardim dos Pinheiros. O Bairro que também tem algumas ruas incorporadas ao Programa Bairro Novo do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, teve no mês passado um Conjunto Habitacional com 80 apartamentos entregues pelo Prefeito Dennis Dauttmam a famílias que eram moradoras de áreas de risco de inundação ou desabamento, conjunto este que estava com obras paradas a quase 10 anos.

Sendo assim a região que conta com os Bairros Lote XV, Juremão, Jardim Brasil, Parque Amorim, Jardim dos Pinheiros e Vale do Ipê, receberá em breve um nova estrutura de lazer, esporte e até competições e também de Mobilidade Urbana com a finalização da Rua Impala (antiga Rede Ferroviára Federal S/A) que ligará a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Av. Presidente Kennedy) no Lote XV a Estrada do Amapá, facilitando assim o tráfego de veículos ao Arco Metropolitano,e assim melhorando o trânsito e desafogando o centro comercial do Lote XV, que tem deixado os motoristas estressados todos os dias, também em breve terá início as obras do Cross Parque da Baixada (Circuito de Competições de Motocross e BiciCross e Área de Lazer) pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) que ficará localizado no Parque Amorim na região onde foram retiradas as famílias em situação de risco de inundação, afora a construção da Praça da Rua do Carmo e da Via Marginal do Canal do Ipê e a implantação de uma Nova Creche do Proinfância que será construída também no Parque Amorim .

O que é o CEUs?

Imagem ilustrativa do CEUs/PECs
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Até 2014 serão inaugurados 360 (trezentos e sessenta) CEUs nas 27 (vinte e sete) unidades da federação.

O objetivo das CEUs Centros de Artes e Esportes Unificados é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.


A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de CEUs, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².

Os projetos de arquitetura e engenharia das CEUs, aqui disponibilizados, são de referência, podendo ser adotados ou não pelos municípios e Distrito Federal, cujo único compromisso deverá ser manter o programa básico proposto para cada um dos três modelos.
Fonte: Jornal Hora H/PAC2
Edição: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV

Postar um comentário

0 Comentários