Ticker

8/recent/ticker-posts

A prefeitura de Belford Roxo, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou nesta quarta-feira (5), a primeira ação de 2014 do Programa Municipal de Combate à Hanseníase.

No evento, que aconteceu na feira de Areia Branca, foram realizados exames, esclarecimentos para a população a cerca da doença e distribuição de panfletos.

O objetivo da ação foi divulgar para a população de Belford Roxo os sinais e sintomas da hanseníase, bem como, conscientizá-la sobre a importância do tratamento médico. Além disso, pessoas com manchas na pele foram examinadas e aqueles, em que a suspeita da doença foi confirmada, foram encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e que pode atingir a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. Pode-se observar o aparecimento da doença através do aparecimento da sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas espalhadas pelo corpo e nas quais há perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; em áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; em caroços e placas pontuais ou espalhados em qualquer região do corpo; queda dos pelos das sobrancelhas e perda da força muscular.

É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde. A doença pode causar incapacidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico imediato. A hanseníase tem cura e tratamento gratuito no sistema público de saúde.

Em Belford Roxo, o tratamento para a doença pode ser realizado em quatro unidades de saúde. São elas: Policlínica Neuza Brizola (centro), Policlínica de Heliópolis, Centro de Especialidades Médicas (bairro da Prata) e CACE Benis Pereira de Freitas (bairro Santa Maria).
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMBR

Postar um comentário

0 Comentários