A população de Belford Roxo já pode contar com um instrumento que mudará bastante a realidade de quem mora em áreas de risco de desastres naturais. Isso porque nesta segunda-feira (27) foram colocados em funcionamento três pluviômetros automáticos na cidade. Os equipamentos devem modernizar o sistema de alerta de chuvas no município e garantir mais segurança aos belforoxenses.
Os pluviômetros foram cedidos à Prefeitura de Belford Roxo pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). A aquisição foi solicitada pela a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil de Belford Roxo através do Programa Pluviômetros Automáticos.
O projeto tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, melhorando a previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais. O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.
De acordo com o Coordenador de Planejamento da Defesa Civil , Roberto Moura, a importância dos novos equipamentos é que eles irão ajudar tanto na prevenção de desastres naturais quanto no atendimento às famílias que moram em áreas de risco. Ele ainda explicou que os novos aparelhos vão modernizar o sistema de alerta de chuvas em Belford Roxo, pois, até então, a cidade contava com apenas um pluviômetro semiautomático.
“Com esse novo sistema de alerta, em casos de chuva intensa, a Defesa Civil poderá fazer um trabalho de prevenção e atendimento mais efetivo com as famílias que residem em áreas de risco. Vai ser possível dar uma resposta e um suporte mais rápido no caso de uma enchente por exemplo”, comentou.
Os equipamentos, espalhados em regiões estratégicas da cidade - Subprefeitura do Lote XV, Subprefeitura de Nova Aurora e a sede da Defesa Civil, em Santa Amélia –, não precisam de energia elétrica ou internet para funcionar. Através de um sinal de celular eles enviam em tempo real as informações captadas para a Cemaden. O órgão compartilha os dados com os estados e municípios parceiros via internet.
Para complementar a ação dos pluviômetros, a Defesa Civil também está realizando um mutirão preventivo de cadastramento dos moradores das áreas de risco (todas já mapeadas por técnicos da coordenadoria). A ação visa agilizar o atendimento a essas famílias, caso sejam vítimas de um possível desastre natural, bem como o trabalho do órgão e a solicitação de serviços de outras secretarias.
O próximo mutirão de cadastramento acontece nesta quarta-feira (29), no bairro Xavantes (Rua Taylor), às 8h30.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMBR
0 Comentários