“A gestão de uma cidade depende de boas parcerias”
Desde que foi eleito, o prefeito Dennis Dauttmam tem percorrido as comunidades mais carentes do município e que estavam abandonadas pelo poder público. Com a experiência de dois mandatos como vereador, ouviu moradores, técnicos e seu secretariado, para viabilizar projetos e atender às necessidades emergenciais da cidade. Com o levantamento, que revela a triste realidade da população de Belford Roxo, colocou uma pasta embaixo do braço e saiu em busca de parcerias para executar obras de infraestrutura para a cidade. Bateu na porta de ministros em Brasília e no gabinete do governador Sergio Cabral. “Desde o início do meu governo, deixei claro que não teria como fazer, sozinho, as obras mais importantes e de grande porte no município. Os recursos da prefeitura não são suficientes. Por isso, fui atrás dos parceiros. A gestão de uma cidade depende de boas parcerias. O povo não pode ficar eternamente sofrendo, sendo vítima de políticos que não conseguem fazer uma boa articulação política com os aliados”, ensina, comemorando a chegada do Programa Bairro Novo, que vai realizar obras em 12 bairros, com intervenções em 255 ruas, com drenagem, pavimentação e colocação de asfalto. Em outra fase de obras, estão executados em 59 ruas de Nova Aurora.
Prefeito o maior desafio que o senhor tem enfrentado para administrar a cidade de Belford Roxo?
- O principal desafio é trazer mais investimentos para a cidade em diversos segmentos. Nossa meta é transformar Belford Roxo em uma cidade que ofereça oportunidades para a população. Uma das coisas que queremos fazer, logo, é proporcionar novas oportunidades de emprego, inclusive para os jovens.
O Senhor prometeu melhorar o sistema público de saúde. O que foi possível fazer neste primeiro ano de governo?
- A saúde do município era muito deficiente, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade. Os investimentos no setor são constantes. Conseguimos reabrir a unidade hospitalar do Lote XV e melhorar a qualidade do atendimento na UPA do Bom Pastor. Mas, a nossa principal realização é a reestruturação que estamos fazendo no hospital do Joca (Hospital Municipal Jorge Júlio Costa dos Santos). Já está em andamento a captação de verbas para a construção de dois centros, um de imagem e outro cirúrgico, para melhor atender a população. Para o futuro, com a chegada de mais recursos, vamos instalar mais cinco postos de saúde e duas clínicas da família. Vamos transformar a saúde de Belford Roxo, o nosso objetivo é que ela seja referência no estado.
A cidade tem recebido uma série de obras em parceria com o Governo do Estado. Obras que a população esperava há muitos anos. O que pode destacar como mais importante?
-Já conseguimos iniciar alguns projetos que vão mudar a cara de Belford Roxo. Recebemos, agora, uma boa notícia do governo do estado. Foi liberado o Programa Bairro Novo, que vai atender 12 bairros com drenagem, pavimentação e construção de meios-fios e calçamento, em 255 ruas, que será lançado, inicialmente em seis bairros, no dia 24 de novembro com a presença do vice-governador e Coordenador Executivo dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão. Além disso, estão sendo executadas obras de infraestrutura em Nova Aurora, com drenagem, pavimentação e colocação de asfalto, além de outras melhorias. Destacamos também o Asfalto na Porta, que está levando obras de pavimentação e recuperação de vias a diversos bairros da nossa cidade. As áreas atendidas, atualmente, são 20 ruas em Heliópolis, mas, aos poucos, vamos avançar para outras localidades. Outra obra de importante para acabar com os alagamentos no Centro de Belfort Roxo, já iniciou e vai abranger 52 ruas com o serviço de esgotamento sanitário. A parceria com o Governo do Estado tem sido muito positiva. Até agora, todas as nossas solicitações têm sido atendidas. Conseguimos comprovar as reais necessidades dos investimentos e, aos poucos, as verbas estão chegando ao nosso município.
Em termos de educação, quais foram as principais realizações deste primeiro anos de governo?
- A educação é uma área que tem recebido muita atenção no nosso governo. Em menos de um ano de governo já conseguimos a aprovação para a reforma de 20 escolas, além da construção da primeira faculdade federal de Belford Roxo que irá atender cerca de 1600 alunos e de mais cinco creches, assim como a implantação de uma unidade da Faetec e outra do Curso de Vocação Técnica (CVT).
Outra promessa de sua campanha era melhorar a qualidade de vida da população, além de atrair investidores para gerar emprego na cidade e investir em qualificação. O que está sendo feito?
- A nossa meta é não só melhorar a qualidade de vida, mas ampliar as condições de geração de renda para os moradores do município. Já estamos trabalhando para trazer mais oportunidades para o aperfeiçoamento profissional dos belforroxenses. Pensando nisso, em breve, teremos um polo industrial na cidade, um espaço de qualificação da UERJ, e futuramente, com a chegada da faculdade federal, a população vai contar com novas vagas para graduação e cursos técnicos.
Como morador e atualmente prefeito, como é ver a transformação de Belford Roxo depois de anos de abandono?
-É muito importante este momento para nossa cidade, mudar a cara da cidade, fazer a população ter orgulho de dizer moro em Belford Roxo sem se sentir envergonhado. Muitas coisas boas vão acontecer e conto com a parceria do Governo do Estado e a colaboração da população. Queria muito que os deputados estaduais fossem mais atuantes na Baixada Fluminense, que não se preocupassem em só se autopromover colocando faixas e cartazes com seu nome, e sim, que lutassem para trazer recursos para o crescimento do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMBR
0 Comentários