Em sua primeira viagem internacional como Pontífice, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio, o Papa Francisco pediu para adaptar a agenda então elaborada para o Papa Bento XVI e incluir visita ao santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, e a uma favela carioca. Durante uma coletiva de imprensa realizada na Santa Sé, o porta-voz do Vaticano, frei Federico Lombardi, detalhou a programação do Papa Francisco. E explicou que, durante os deslocamentos mais longos, o Papa usará um carro fechado. O papamóvel aberto vai ser usado somente em trechos mais breves.
— O Papa Francisco recebe a herança de Bento XVI. A viagem já estava decidida, mas certamente o programa foi também adaptado, enriquecido por ulteriores eventos com a mudança de Pontificado. Para dar algum exemplo, a peregrinação a Aparecida, ou mesmo a visita à favela, ao hospital, o encontro com o Comitê do Celam. Esses são elementos que não estavam no calendário no primeiro projeto de viagem, elaborado segundo as possibilidades do Papa Bento XVI.
Na segunda-feira, dia 22 de julho, haverá um encontro com os jornalistas ainda durante o voo:
— O encontro será diferente. Não teremos o clássico esquema perguntas-respostas. Disse-me que tem a intenção de cumprimentar todos eles.
Para a terça-feira, dia 23 de julho, não estão agendados compromissos. Na quarta-feira, o Papa segue para Aparecida numa intensa programação:
— Esse dia será dedicado principalmente a essa peregrinação a Aparecida, fortemente querida pelo Santo Padre que irá à capela do Santuário, onde é conservada a imagem de Nossa Senhora. Depois, se transferirá para a nave da Basílica para a celebração da missa. Ao término, se deslocará para o Seminário “Bom Jesus”. Voltará ao Rio de Janeiro e irá diretamente a um hospital da venerável Ordem Terciária Franciscana, concluindo assim o dia de quarta-feira.
Na quinta-feira, o Papa Francisco irá à prefeitura abençoar as bandeiras olímpicas logo cedo. Depois, visita a favela Varginha, onde poderá caminhar pelas vierlas e encontrará uma família residente. Em seguida, segue para um campo de futebol para um encontro com a comunidade. À tarde, o Papa Francisco terá seu primeiro encontro com os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana.
Na sexta-feira, o Papa irá ouvir as confissões de cinco jovens na Quinta da Boa Vista. Depois, o Pontífice se desloca até o Arcebispado. Da sacada central da residência arquiepiscopal, o Papa recitará o Angeus. Seguirá então para o almoço com 12 jovens. À tarde, verá a Via Sacra.
O sábado começa com uma missa na catedral, com os bispos da Jornada Mundial da Juventude, sacerdotes e seminaristas. Após a missa, o Papa vai ao Teatro Municipal do Rio para um encontro com políticos. O almoço será com cardeais e bispos do Brasil. À tarde, o Pontífice se descloca para Guaratiba para a Vigília. Ele retorna à residência no Sumaré e na manhã de domingo, às 10h, participa da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude. Ao final da cerimônia, a Igreja vai anunciar o lugar da próxima edição da JMJ.
Fonte: Extra Online
0 Comentários