Ticker

8/recent/ticker-posts

GOVERNO PROMOVE CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE.

Participantes debateram temas como educação ambiental, geração de empregos, produção e consumo sustentáveis.
Com o apoio da Secretaria do Ambiente, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu, nesta quinta-feira (4/7), a 1ª Conferência Estadual de Juventude e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, tendo como tema básico de discussões “Produção e Consumo Sustentáveis, Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental”.

Cerca de cem pessoas participaram da conferência, no auditório da ACRJ, no Centro do Rio, que teve como parceiros o Conselho Estadual da Juventude, a ACRJ e seu Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, falou sobre educação ambiental, licenciamento ambiental e a importância da educação ambiental para a participação social na gestão do Ambiente.

Ao defender uma maior ocupação dos espaços legais de tomada de decisão da gestão ambiental pela sociedade civil organizada, Lara analisou a relação dos modelos atuais de sociedade e de produção com a degradação ambiental e a desigualdade social.

A superintendente defendeu um maior engajamento da juventude nas pautas e lutas ambientais, enfatizando que os jovens têm o desafio de apoiar a formação de uma nova cultura ambiental baseada no protagonismo juvenil, voltado para a cidadania e para a participação na gestão ambiental.

- Os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos gestores de unidades de conservação são espaços legalmente instituídos de participação social na tomada de decisão que a juventude pode e deve ocupar. O acompanhamento das restrições ambientais das licenças emitidas, o monitoramento da qualidade ambiental do ar, da água e a aplicação de recursos públicos são alguns exemplos de ações que a juventude pode e deve realizar - disse Lara.
Fonte: Governo RJ

Postar um comentário

0 Comentários