Os candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior têm até esta terça-feira (25) para fazer a inscrição.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) registrou, até as 9 horas deste último dia, 549,9 mil inscrições de 285,8 mil candidatos. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Os candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior têm até esta terça-feira (25) para fazer a inscrição.
No processo seletivo deste segundo semestre, o programa oferece 90.045 bolsas — 55.693 integrais. Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter, no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de tirar nota na redação que não tenha sido zero.
O processo prevê duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado nessa sexta-feira, 28, pela internet. Até o dia 5 de julho, o estudante pré-selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para aferição das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.
O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O estudante terá de 15 a 19 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
Prouni
Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A bolsa integral é concedida apenas àqueles que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para candidatos à bolsa parcial, a renda é de até três salários mínimos. Além disso, o aluno deve se enquadrar em alguma destas condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada (neste caso, com bolsa integral);
- Ter cursado parcialmente o ensino médio completo em escola pública e parcialmente em escola da rede privada (neste caso, com bolsa integral);
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico que concorre a vagas em cursos com grau de licenciatura (neste caso não há o requisito de renda familiar).
Calendário 2013
- Inscrições: de 21 de junho a 25 de junho
- Resultado da 1ª chamada: 28 de junho
- Comprovação de informações na 1ª chamada na instituição de ensino escolhida: de 28 de junho a 5 de julho
- Resultado da 2ª chamada: 13 de julho
- Comprovação de informações da 2ª chamada na instituição de ensino escolhida: de 15 de julho a 19 de julho
- Submissão à lista de espera: 26 a 29 de julho
- Primeira convocação da lista de espera: 2 de agosto de 2013
- Comprovação das informações da 1ª convocação na instituição de ensino escolhida: 2 a 7 de agosto de 2013
- Segunda convocação da lista de espera: 12 de agosto de 2013
- Comprovação das informações da 2ª convocação na instituição de ensino escolhida: 12 a 15 de agosto de 2013
Fonte: Brasil.gov
Link: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/06/24/numero-de-candidatos-inscritos-no-prouni-chega-a-192-mil-nesta-segunda-feira-24
0 Comentários