Projeto das Unidades de Pronto Atendimento comemora data com resultados positivos.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas, criadas pelo Governo do Estado para prestar à população atendimentos médicos de urgência e emergência e ajudar a desafogar os hospitais públicos, completam amanhã seis anos de existência. E a data especial é celebrada com resultados expressivos: até o início do mês, as unidades registraram mais de 17 milhões de atendimentos. Também foram realizados mais de 15 milhões de exames, entre os de Raios-X e os de patologia clínica. Já a distribuição de medicamentos aos pacientes ultrapassou 120 milhões.
No total, há 52 UPAS distribuídas em todo o estado, somando 408 consultórios de atendimentos, 204 leitos de cuidados intensivos, 665 leitos de cuidados semi-intensivos, 102 aparelhos de Raios-X e 350 monitores multiparâmetros de última geração. Mais de 9 mil postos de trabalho foram criados. O investimento anual para o funcionamento das unidades é de R$ 694 milhões.
O modelo de atendimento já virou referência para a população. Mesmo com plano de saúde, o dentista Vitor de Jesus, de 58 anos, decidiu utilizar os serviços da UPA de Copacabana e saiu satisfeito.
“Fiquei impressionado com a agilidade do atendimento e com a atenção dos médicos. Até nos hospitais particulares, costumo demorar mais para ser atendido” afirmou o dentista.
Para a recepcionista Cláudia Azevedo, de 24 anos, já é comum recorrer às unidades quando precisa de tratamento médico.
- Procuro direto a UPA mais próxima e sempre sou bem atendida. É um projeto importante porque está disponível para a população 24 horas por dia - disse a moradora de Bonsucesso.
A primeira UPA do Estado foi implantada na comunidade da Maré, no dia 30 de maio de 2007. Com o sucesso da iniciativa, as unidades foram incorporadas às ações do governo federal para a saúde pública e, atualmente, podem ser encontradas em todo o Brasil. O projeto também ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou à Argentina.
Fonte: Governo RJ
0 Comentários