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Polemica à vista: Alexandre Cardoso quer tirar linhas de ônibus do Lote XV.

Um dos temas favoritos nas últimas campanhas eleitorais, o futuro prefeito Alexandre Cardoso já encontrou a fórmula mágica para unificar e reduzir as tarifas dos ônibus no município: municipalizando todas as linhas que ligam o centro aos distritos passando pelo bairro do Lote XV, um trecho de pouco mais de 300 meros da Av. Presidente Kennedy que corta Belford Roxo.

Para isso, ele já pediu ajuda ao DER/RJ para reurbanizar uma rua paralela à rede de energia elétrica, que funciona como divisória entre Duque de Caxias e Belford Roxo. Construída em 1928, quando o município era apenas o 8º Districto de Iguassu (grafia da época), a rede de distribuição de energia elétrica, por ser uma construção permanente, utilizando uma servidão instituída por lei federal, foi considerada pelo Governo do Estado como marco divisório. Ao longo de décadas, as linhas de ônibus eram idealizadas pelos futuros permissionários, que escolhiam o trajeto mais longo, que justificasse uma tarifa mais alta. Um segundo truque era estabelecer uma ligação entre bairros de cidades vizinhas. Assim, a linha “Caxias-Penha”, uma das mais antigas da Baixada, é da competência do Governo do Estado, o mesmo ocorrendo com as linhas que ligam São João de Meriti e Caxias, Piabetá (Magé) e Caxias.
Ônibus vindos de Caxias entrariam na Rua Alexandrino Pinto e não passariam mais na Rodoviária do Lote XV.
A criação da FNM levou à criação da linha Mantiquira-Caxias, ligando Xerém ao centro do município. À época, a única ligação era feita pela Estrada Rio-Petrópolis (federal), que mais tarde foi estadualizada e passou ao controle do DER/RJ. Como um pequeno trecho “invade” Belford Roxo, na altura do Lote XV, as linhas originárias de Xerém continuaram sob o controle do DETRO. As novas linhas que ligam Xerém e Capivari ao centro, mas que passam pela Rodovia Washington Luis, são municipais, mas o município, desde o Governo do (interventor) Coronel Renato Moreira da Fonseca, é obrigado a seguir as tarifas do Detro para as linhas municipais sobrepostas às intermunicipais.
Com a reurbanização e alargamento da Rua Alexandrino Pinto, na divisa com o Lote XV, ao lado da rede de transmissão de Furnas, ela passaria a ser uma variante da Av. Presidente Kennedy e totalmente municipal, inclusive quanto à sua manutenção. Assim, as linhas de ônibus, que hoje passam obrigatoriamente pelo Lote XV, passariam a percorrer uma via municipal e, por isso mesmo, seriam submetidas às tarifas fixadas pelo município.
Pera e! Tá brincando né! Só poder ser brincadeira... e vamos ficar de braços cruzados esperando isso acontecer, é ruim eim... GALERA ! AGORA É COM VOCÊS DO "FACE"... VAMOS COMPARTILHAR PRA TODO MUNDO E IMPEDIR QUE SEJAMOS PREJUDICADOS SEM REAGIR... VAMOS COLOCAR PRESSÃO NO SEU ALEXANDRE CARDOSO (Prefeito eleito de Caxias), QUE JÁ COMEÇOU MAU...- Blog do Lote XV.
Fonte: Blog do Alberto Marques

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