Cursos oferecem qualificação em até seis meses para quem solicita o benefício.
A decepção que tomou conta de Maria Aparecida da Conceição, de 42 anos, depois de uma demissão deu lugar à empolgação de se sentar pela primeira vez em uma sala de aula de um curso de qualificação. A auxiliar de serviços gerais se prepara para se tornar uma camareira beneficiada pelo projeto do governo federal, executado pela Secretaria de Trabalho, que oferece qualificação profissional gratuita a quem pede o seguro-desemprego.
Os cursos são oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e devem ser feitos por trabalhadores que requerem o seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos. É preciso se matricular e frequentar as aulas para receber o benefício. De acordo com o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas, Manuelito Reis Júnior, a profissionalização aumenta as chances de conquistar um novo emprego.
– O governo federal entende que essa é uma pessoa que tem dificuldade para se manter no mercado, provavelmente, por baixa qualificação. Vencemos a barreira do emprego, temos muitas vagas e é preciso um trabalhador qualificado para preenchê-las – afirmou Júnior.
Entre as opções de cursos disponíveis estão Almoxarife; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Auxiliar de Faturamento; Agente de Informações Turísticas; Costureiro; Ilustrador; Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais; Padeiro; Pedreiros de Alvenaria; Auxiliar de Tesouraria; Balconista de Farmácia; Camareira em Meios de Hospedagem; Operador de Caixa; e Recepcionista.
A qualificação tem duração que varia de quatro a seis meses. No caso de o trabalhador já estar fazendo um curso profissionalizante equivalente, ele precisa apenas apresentar a documentação para ser dispensado da exigência.
Fonte: Governo do Estado RJ
0 Comentários