Os municípios de Belford Roxo e de Duque de Caxias representam quase metade das denúncias de irregularidades eleitorais na Baixada. Juntos, concentram 527 das 1.054 reclamações que chegaram dos 13 municípios da região ao Disque-denúncia Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio. Os registros vêm desde o início do serviço, no dia 14 de maio. Caxias é o campeão com 244 reclamações.
Segundo o TRE, a maioria das denúncias refere-se a placas em muros, galhardetes e carros de som. Estes são os maiores adversários da professora Verônica Ribeiro, de 26 anos. Desde que começou a campanha, ela tem que travar uma luta com o som durante as aulas na Escola Nilo Peçanha, no bairro Sarapuí.
— As crianças se distraem e dá trabalho retomar.
Operação apreende 13 carros de som
Os carros de som têm dado trabalho à Justiça eleitoral. Na sexta-feira, uma operação apreendeu 13 veículos, inclusive caminhões, em Duque de Caxias.
— Desligar o som a 200 metros de hospitais, prédios públicos e escolas é básico. Todos os condutores de carros de som conhecem a cidade e não respeitam isso — explicou Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, juíza da 126 Zona Eleitoral, que aponta outras irregularidades:
— O que tenho de mais problemático são as placas colocadas em locais inapropriados.
Em Caxias, o EXTRA flagrou duas irregularidades denunciadas ao TRE: uma kombi com som passando em frente a uma escola, no bairro Sarapuí e placas em locais inapropriados. Um delas estava na base de um sinal de trânsito, no Sarapuí. A outra na parte externa de um muro, no Jardim Anhangá.
Irregularidades
BrindesDistribuir bens, brindes ou vantagens para o eleitor.
ShowmíciosSó comícios são permitidos.
Símbolos do governoPropagandas não podem ter símbolos, frases ou imagens associados ou semelhantes aos de órgãos de governo.
Como denunciarTelefones: (21) 3513-8204, (21) 2524-0404, (21) 3513-8144 e (21) 3513-8249. E-mail denunciapropaganda@trerj.jus.br. De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Fonte: Extra OnLine
0 Comentários