Ticker

8/recent/ticker-posts

Exemplo à ser seguido aqui em Belford Roxo: Amor ao ensino vale nota 10.

Segredo das boas notas é o amor, conta diretora que é chamada por alunos de mãe:
‘Ver um aluno lendo um livro vale mais que Ideb’ | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
E é assim mesmo que Ioliris Paes, 47 anos, se sente: mãe dos 512 alunos da unidade onde é diretora. Há 16 anos à frente da instituição, conseguiu tirar a escola do abandono e colocá-la em primeiro lugar no pódio do ensino municipal do 1º ano 5º ano, com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 do Rio.
A média de 8,5 rendeu também o título de segunda melhor do Brasil. O caminho até a medalha de ouro não foi fácil e começou a ser traçado na comunidade Parque Colúmbia, também na Pavuna, onde a diretora nasceu e cresceu.
De origem pobre, filha de costureira e motoristas, Ioliris tinha o sonho de ser professora desde os 5 anos. “Nunca quis bonecas. Sempre pedi quadro-negro e hidrocor”, lembra. Sua mãe, apesar de não ter terminado a escola, sempre cobrou estudo: “Ela me dizia que a educação era minha única forma de transformação, de crescer”.

Após muitas noites sem dormir, dividindo o tempo entre as aulas que ministrava em uma escola municipal e a faculdade de Pedagogia à noite, ela recebeu o convite para ser diretora do Ciep Glauber Rocha em 1995. Ali começava seu maior desafio.

“A escola estava toda quebrada. Só tinha 80 alunos, um faxineiro e oito professores. Muitas vezes meu marido ia até o colégio fazer reparos na iluminação, encanamento. Eu limpava chão, varria, e até merenda já cozinhei”, lembra. Leia a matéria completa no link abaixo, vale a pena!.
Fonte: O Dia

Postar um comentário

0 Comentários