Andando por algumas ruas da cidade pudemos observar alguns bueiros com marcas de despejos, irresponsáveis, de óleo usado para frituras, e que, provavelmente, teriam sido despejados por pequenos comerciantes donos de trailers, carrocinhas de cachorros quente ou frangueiras espalhadas pelas esquinas dos bairros.
Não que sejamos contra as pessoas ganharem o seu pão de cada dia, mas que seja feito de forma responsável e que não prejudique a outros, no caso nós, e isso em pleno Século 21, onde a coisa mais fácil de se conseguir é informação e, nesse caso, todos nós sabemos do tamanho do estrago que 1 litro de óleo pode causar aos Rios.
O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) foi criado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), com o objetivo de evitar o despejo de óleo de cozinha usado em corpos hídricos, ao estimular sua coleta e a reutilização na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel.
Atualmente, a maior parte do óleo vegetal é despejada em ralos, comprometendo as tubulações das casas e edifícios e das redes de tratamento de esgoto. Nas regiões onde não há rede coletora, o óleo vai diretamente para os rios e lagoas, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental. Essa prática acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos.
Faça a sua parte e contribua juntando as sobras de óleo de frituras em garrafas PET e depois leve-as a um posto de coleta mais próximo da sua casa, seja consciente e preserve o Meio Ambiente, ou você ama seus filhos só de boca?
No Lote XV você pode entregar o seu óleo usada no Salão Paroquial São Simão. Compartilhe essa informação!
Fonte: Governo do Estado.
No Lote XV você pode entregar o seu óleo usada no Salão Paroquial São Simão. Compartilhe essa informação!
Fonte: Governo do Estado.
0 Comentários