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EM OBRAS, TREVOS QUE LIGAM ARCO METROPOLITANO A RODOVIAS FEDERAIS.


Um fica na BR-040, em Duque de Caxias, outro, na Via Dutra, e o terceiro na antiga Rio-São Paulo

Três importantes trevos de ligação do Arco Metropolitano com as rodovias federais no estado, que vão ajudar a estruturar toda a malha rodoviária da Região Metropolitana do Rio, já estão sendo construídos pela Secretaria estadual de Obras em pontos estratégicos da futura estrada. Um fica no entroncamento da BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília) com a BR-116 (Rio-Espírito Santo-Bahia), em Saracuruna, Duque de Caxias; outro está sendo construído no cruzamento com a Via Dutra, próximo à entrada de Japeri; e o terceiro, na antiga Rio-São Paulo (BR-495), em Seropédica. As obras devem ser entregues ao longo do ano que vem.
A obra em Duque de Caxias é a de execução mais complexa porque liga o Arco a duas rodovias federais de intenso movimento de veículos. O trevo terá oito viadutos e 12 alças que permitirão acesso dos motoristas nos dois sentidos das três rodovias, numa média projetada de mais de 160 mil por mês.
O projeto original previa a construção de apenas três viadutos, mas foi modificado para dar fluidez a um volume maior de veículos, entre automóveis, ônibus e caminhões. As obras só causarão impacto no trânsito da área na fase final, de acordo como cronograma acertado com as concessionárias Concer, da Rio-Petrópolis, e CRT, da Rio-Teresópolis. Até lá, a Secretaria Estadual de Obras planeja uma série de desvios e sinalizações para minimizar os transtornos, quando houver a necessidade de interdição de pistas. 
Orçado em R$ 1,1 bilhão, o projeto compreende ainda obras de drenagem e asfaltamento das pistas e a construção de 54 viadutos, 18 pontes e 82 passagens inferiores – entre elas 10 zoopassagens na reserva florestal da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), em Seropédica, habitat da perereca Physalaemus soaresi, espécie ameaçada de extinção. A rodovia deverá ser inaugurada em dezembro de 2013. 

- O Arco Metropolitano vai viabilizar a consolidação do Estado do Rio como um dos principais centros logísticos do país. Além de elo estruturador da acessibilidade, a rodovia é um empreendimento estratégico para a Região Metropolitana do Rio, para o estado e para o país e é um projeto estruturante do desenvolvimento regional, essencial para a articulação entre os principais núcleos urbanos e o rearranjo espacial da sua área de abrangência – concluiu o secretário estadual de Obras, Hudson Braga. Leia matéria completa no link abaixo...

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