Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo entre os 3 Municípios que concentram 70% da população favelada da Baixada Fluminense.

Três cidades da Baixada Fluminense — Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo — concentram 70% da população favelada na região. Ao todo, são mais de 200 mil pessoas, segundo o Censo 2010, vivendo no que o IBGE chama de “aglomerados subnormais”. A favela mais populosa é a Vila Operária, onde moram quase nove mil pessoas.

Área diversificada

Para o professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, Marcelo Burgos, a associação entre favela e pobreza não é obrigatória:

— Boa parte da Vila Operária poderia não ser chamada de favela. Os próprios moradores de lá têm para eles que aquilo não é exatamente uma favela. É uma área de história de luta, de mobilização, desde o Tenório Cavalcanti. Agora, como toda região informal, precarizada, tem áreas muito pobres, é diversificada.

Críticas à maior delas

Também nordestina, a dona de casa Edvânia de Sena Silva, de 33 anos, veio de Recife para a Vila Operária aos 13 anos com a mãe e oito irmãos. Ela casou com outro pernambucano, que também se mudou para a Vila Operária. Hoje separada e com três filhos, ela não pensa em sair do local, mas lamenta os serviços públicos prestados

Onde estão essas famílias

Belford Roxo: 35.480

É uma das três cidades com

mais famílias em favelas.

Duque de Caxias: 61.452

Campeã da Baixada.


Mesquita: 1.061

É a cidade da Baixada que

tem menos pessoas em

favelas.


São João: 47.322

Mais de 40 favelas, diz IBGE. Leia a matéria completa no link abaixo.

Fonte: Extra OnLine.

Postar um comentário

0 Comentários