Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo inaugura seu terceiro Creas no Lote XV.

Por Adriano Ferreira

A comunidade do bairro Parque Amorim e adjacências (Lote XV, Vale do Ipê, Wona, entre outros) foram agraciados com uma grande ferramenta no auxilio a assistência social. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) inaugurou nesta quinta-feira (22/12) a terceira unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Belford Roxo. A solenidade foi comandada pela secretária da SEMASDH, Rosângela Pedra, seus subsecretários Diogo Bastos e Ivone Ricardo, além da coordenadora do novo Creas, Carla Ferreira. Participaram ainda os profissionais que atuarão na instituição, e representantes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FUMBEL).

O Creas – Filomena Lopes Filha, do Parque Amorim, se junta às outras duas unidades dos bairros Bom Pastor e Centro. A assistente social e coordenadora, Carla Ferreira, com experiência na área em Belford Roxo nos últimos sete anos, resolveu encarar o desafio, destacando a importância do novo Creas no fortalecimento dos vínculos familiares. “Nossa expectativa é garantir um atendimento de qualidade para esta comunidade carente que necessita de um apoio dentro da assistência social. Principalmente nas áreas destinadas aos casos de violação dos direitos de idosos, mulheres (abuso sexual e violência doméstica), além das questões ligadas a abandonos, em particular nos casos de acolhimento da população de rua”, destacou a coordenadora. A secretária Rosangela Pedra fez coro com a coordenadora lembrando o trabalho em conjunto realizado da SEMASDH com o apoio constante do prefeito Alcides Rolim, que tornou a assistência social de Belford Roxo referência na Região Metropolitana.

Morador do bairro Lote XV há 41 anos, o locutor Ricardo Almeida, elogiou o trabalho realizado na gestão do prefeito Alcides Rolim, que realiza no bairro ações ligadas a assistência social nunca vista em governos anteriores. “Com a inauguração deste Creas, e associado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) já existente, o Lote XV passa a ter ferramentas vitais no auxilio a nossa comunidade. Este avanço deve ser ressaltado, isso nunca aconteceu antes”, afirmou o locutor.

O nome do Creas, Irmã Filomena Lopes Filha, é referência a uma moradora belforroxense, do bairro Shangri-lá, que foi covardemente assassinada em 1990, e era conhecida como “apóstola das favelas”, pelas várias lutas sociais em prol da população local.

O CREAS


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc. Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o Creas também faz parte do Plano Brasil sem Miséria ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza.

O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, alcançando, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

Postar um comentário

0 Comentários