Ticker

8/recent/ticker-posts

Inea promove mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu, em Nova Iguaçu

Ação recolheu mais de 255 kg de resíduos nas proximidades do Pantanal Iguaçuano


BAIXADA FLUMINENSE - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu, realizou um mutirão de limpeza no Pantanal Iguaçuano, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação aconteceu no último sábado (15/02) e reuniu, ao todo, cerca de 130 pessoas. Durante a atividade, mais de 255 quilos de lixo foram coletados.

Entre os itens recolhidos, estavam garrafas plásticas, de vidro, papel, pano, pneu, palete e outros resíduos sólidos. Os participantes também avistaram mais de 10 espécies de animais, entre aves, peixes e artrópodes. Biguás, garças, socós, frango d’água e sanhaçu foram exemplos observados.


– Manter as águas do rio Guandu limpas requer esforço conjunto e contínuo, visando a qualidade de vida da população de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O mutirão promovido na APA do Rio Guandu conscientiza os moradores acerca dos riscos do lixo para o meio ambiente e é um instrumento de sensibilização de todos os envolvidos – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A equipe da APA realizou um questionário com os participantes e observou que a comunidade se interessa por ações como esta. Muitos desconhecem o Rio Guandu e que ele abastece a casa dos próprios moradores e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que reforça a importância deste tipo de iniciativa.

– Mutirões de limpeza são extremamente importantes para o meio ambiente. Precisamos estar atentos a estas iniciativas para nos envolvermos. Nasci e moro em Nova Iguaçu e não conhecia o local. A escuta e a participação dos ribeirinhos do Pantanal Iguaçuano em todos os processos, visando o bem-viver da comunidade, é inegociável. – disse a professora Dila Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que estava presente no evento.

A atividade teve apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, da Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, do Instituto Guarda Nacional de Defesa Ambiental, da 6ª Brigada Voluntária de Incêndio e da comunidade local.

Sobre a Unidade de Conservação

Com 74.271 hectares, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu abrange parte dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.

A APA fica às margens do rio Guandu e tem como objetivo a garantia da qualidade e da quantidade da água da bacia que abastece o rio, protegendo os remanescentes florestais, margens fluviais, nascentes e encostas, de modo a manter importantes fontes de abastecimento de água potável para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Fonte: ZM Notícias

Postar um comentário

0 Comentários