Museu Marinheiro João Cândido será inaugurado em Meriti. Edgar Maciel |
Equipamento cultural abrirá as portas 55 anos após falecimento do Almirante Negro
SÃO JOÃO DE MERITI - A Prefeitura de São João de Meriti inaugurou, na sexta-feira (6/12), o Museu Marinheiro João Cândido, o primeiro da cidade. O equipamento era aguardado pela família do herói municipal e por movimentos sociais há 17 anos.
O equipamento cultural foi idealizado para preservar a memória de João Cândido e apresentar sua luta. Os visitantes poderão conhecer exposições permanentes sobre a trajetória e vida do Almirante Negro.
João Cândido é herói municipal (Meriti) e estadual (Rio de Janeiro). Filho de ex-escravos, liderou a Revolta da Chibata, movimento que reivindicou o fim das chibatadas, castigo corporal que ainda era praticado pela instituição contra os marujos, em sua maioria, negros. Depois de ser expulso da Marinha, ele foi morar (1930) em São João de Meriti, Baixada Fluminense, e viveu na cidade até o seu falecimento, em 6 de dezembro de 1969.
A expectativa é que o espaço venha ser um polo cultural e turístico, promovendo atividades educativas. O evento de inauguração contará com a presença de autoridades, como o prefeito Dr. João Ferreira Neto, lideranças comunitárias e a população local.
Museu Marinheiro João Cândido será inaugurado em Meriti. Edgar Maciel
Serviço:
Inauguração do Museu Marinheiro João Cândido – o primeiro museu municipal de São João de Meriti
Data: 6 de dezembro de 2024
Horário: 10h
Endereço: Rua das Acácias, s/n – alto do Morro do Embaixador, Vila São José – São João de Meriti – RJ.
Fonte: ODia
0 Comentários