DUQUE DE CAXIAS - Entre os dias 15 e 18 de outubro, o Museu Ciência e Vida realizará uma série de atividades educativas e interativas como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os visitantes vão ter a oportunidade de participar de ações que valorizam os biomas brasileiros, os saberes tradicionais das comunidades que neles habitam e as tecnologias voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A entrada é gratuita e o Museu Ciência e Vida, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, fica na Rua Ailton da Costa, s/nº, Duque de Caxias.
As atividades vão incluir jogos, oficinas e exibição de filme, abrangendo todas as faixas etárias. Cada dia terá uma programação específica e o objetivo é engajar o público nas discussões sobre ciência, tecnologia e inovação, destacando a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade. As ações contam com o apoio da FAPERJ e do CNPq.
Sobre a SNCT 2024
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o principal evento de divulgação científica do país. Em 2024, será realizada de 05 a 10 de novembro, com atividades por todo o país. Este ano, o tema será “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, que destaca a importância da biodiversidade dos biomas e os conhecimentos tradicionais das comunidades locais.
Programação das atividades do Museu Ciência e Vida:
15/10 – Pantanal em Ação, 10h (agendamento) e 14h
Descubra as maravilhas do Pantanal!Utilizando um jogo de tabuleiro, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade desse importante bioma. Vamos juntos explorar a riqueza cultural do Pantanal e entender como podemos ajudar na sua preservação!
16/10 – Conecta: EstrELAS, 19h, no https://youtube.com/watch?v=pOJwepUbZ0s
Nesta live, Juliana Meurer, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos fala um pouco sobre o campo da Astroecologia e suas experiências dentro dele. A atividade dá certificado de participação.
Venha aprender e valorizar o Cerrado através de um jogo de tabuleiro temático que busca educar e engajar os participantes sobre a importância ecológica, cultural e econômica desse bioma.
17/10 – exibição do filme ‘Os sem floresta’, 9h30 e 14h
Os animais da floresta acordam e descobrem que seu habitat foi cercado por uma cidade. RJ os convence a explorar o mundo humano, enquanto Verne prefere ficar na floresta. Descubra a luta da natureza contra a civilização. Classificação livre.
17/10 – Caminhos do Cerrado, 10h (agendamento) e 14h
Venha aprender e valorizar o Cerrado através de um jogo de tabuleiro temático que busca educar e engajar os participantes sobre a importância ecológica, cultural e econômica desse bioma. Faixa-etária a partir de 12 anos.
18/10 – Biominó, o dominó dos biomas brasileiros, 10h (agendamento) e 14h
Quem nunca jogou o bom e velho dominó? Que tal uma versão um pouco diferente? Com o Biominó vamos conhecer os seis biomas brasileiros e muitas curiosidades e espécies destes ambientes incríveis que compõem as riquezas naturais do nosso país! Faixa-etária a partir dos 6 anos.
Fonte: Fundação Cecierj
0 Comentários