Ticker

8/recent/ticker-posts

BELFORD ROXO: SANEAMENTO BÁSICO E EDUCAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO PRÓXIMO PREFEITO

Pórtico no acesso a Belford Roxo: cidade é a quinta pior no ranking de saneamento básico — Foto: Domingos
Peixoto / Agência O Globo / 10-10-2023
Coleta de lixo irregular também é um problema apontado por moradores e empresários

BELFORD ROXO - Quarto maior município da Baixada Fluminense em população — são mais de 483 mil habitantes —, Belford Roxo, apesar de melhorias na área de gestão fiscal, ainda apresenta grandes desafios para o prefeito que tomar posse em 2025. Evasão escolar, falta de coleta de lixo regular e infraestrutura urbana precária são alguns dos problemas crônicos.

Dados divulgados pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) mostram que a cidade atingiu em 2022 — gestão do atual prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos) — um nível excelente de investimento e bons resultados quanto à situação das contas públicas. Entre os anos de 2013 e 2016 — governo de Dennis Dauttmam (PCdoB) —, a situação era bem diferente: encontrava-se em níveis críticos. Nesse contexto, foi possível observar uma evolução na situação das contas do município, o que demonstra maior eficiência na gestão dos recursos.

O mesmo relatório aponta que tais resultados foram possíveis graças a um planejamento administrativo. Contudo, a prefeitura ainda precisa atingir independência quanto ao financiamento de seus custos e promover um maior comprometimento com os gastos com o funcionalismo público.


As principais demandas empresariais apontadas pelo índice da Firjan são a ampliação da oferta de energia elétrica em áreas industriais; o combate à venda ilegal de produtos e ao roubo de carga; melhorias, junto ao governo estadual, na área da segurança pública e foco na expansão do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (Cisbaf).

Outras demandas empresariais também citadas passam pelo investimento nas vias do município; melhoria na rede de fornecimento de energia elétrica; ampliação da rede de tratamento de lixo e instalação de unidades de coleta e reciclagem.

A educação, uma das preocupações da população, apresenta-se como uma das grandes demandas e se estende para as mais diversas áreas da pasta. Recentemente, uma investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) apontou para suspeitas de desvios R$ 6 milhões que deveriam ser destinados à merenda escolar. Pelo menos 500 toneladas de alimentos para as escolas não teriam sido entregues. O governo nega qualquer irregularidade. As carências ainda incluem falta de acesso da população ao nível superior. Dados divulgados pelo Índice de Progresso Social (IPS) informam que o nível de pessoas empregadas com ensino superior no município é relativamente baixo.

Outro grande desafio é a provisão de saneamento básico e infraestrutura urbana a todos os bairros. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, a partir de informações relacionadas a 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Belford Roxo é o quinto pior município do país em um ranking de saneamento básico.

O que a população quer para a cidade

A evasão escolar será um dos desafios do novo prefeito de Belford Roxo, ressalta o universitário João Pedro Vilamar, morador em São Vicente. Para o estudante, as dificuldades de acesso e permanência na educação pública começam já nas primeiras séries e se estendem até o nível superior:

— Eu conheço pessoas que têm dificuldade de colocar seus filhos na escola por falta de condições mesmo. Elas, às vezes, não têm um incentivo para deixar os filhos e as filhas na escola. Então, acredito que se a prefeitura investisse nisso, muitas questões de evasão também seriam resolvidas.

Para o universitário João Pedro Vilamar, evasão escolar é problema 
grave em Belford Roxo — Foto: Arquivo pessoal

Para o zelador José Carlos Silva, morador de Areia Branca, os desafios da nova gestão passam pelo saneamento e pela infraestrutura urbana.

— Asfalto, saneamento básico. Têm muitos lugares em Belford Roxo que ainda falta isso, como Nova Aurora e Xavante — reclama.

Segundo José Carlos, outra medida que pode melhorar a vida em Belford Roxo é a coleta de lixo apropriada. Ele relata que muitos moradores convivem com a falta de uma coleta regular.

— Cada rua, cada esquina que você passa tem muito lixo acumulado — afirma José Carlos.

Fonte: EXTRA
Link: https://extra.globo.com/politica/tamo-junto/noticia/2024/09/belford-roxo-saneamento-basico-e-educacao-sao-principais-desafios-do-proximo-prefeito.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários