Fotos: Divulgação/Jean Barreto-RJ |
Iniciativa da Diretoria Regional Metropolitana I busca criar novos desafios para os estudantes, visando melhorar o aprendizado de forma lúdica e prazerosa
NOVA IGUAÇU - Um projeto muito especial, com foco na melhoria do aprendizado, incentivando o raciocínio lógico, a concentração e o trabalho em equipe. Essa foi a proposta da feira de gamificação, com jogos de tabuleiro, organizada pela Diretoria Regional Metropolitana I, que aconteceu nesta quarta-feira (28/08) no Sesc Nova Iguaçu. A iniciativa também tem o objetivo de criar uma cultura de ensino diferenciada nas unidades escolares.
– Estou muito feliz de estar aqui, participando desse trabalho tão importante e agregador. É uma iniciativa muito intensa, através de formas inovadoras de trabalho. Nós, da Seeduc-RJ, estimulamos que os nossos meninos e meninas participem de eventos como esse, pois assim eles estão desenvolvendo o raciocínio lógico, matemático. O que estamos vendo auxilia muito no conhecimento e ensino de nossos jovens – destacou a subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Joilza Rangel.
A gamificação consiste na aplicação de jogos em outros âmbitos, para motivar e ensinar de forma lúdica. Nos últimos anos, tanto o mundo educativo quanto o empresarial têm utilizado cada vez mais este treinamento para alunos e funcionários. Essa é uma técnica diferenciada, não sendo apenas simples brincadeiras, mas uma ferramenta que desenvolve cooperação, raciocínio, resolução de problemas e diversos outros aspectos.
– Nós desenvolvemos esse projeto de gamificação, de jogos de tabuleiro, com o objetivo de trabalhar raciocínio lógico, pensamento e concentração, para que os nossos alunos possam ter efetivo desempenho, principalmente, nas questões matemáticas. Essa atividade foi desenvolvida primeiro em todas as unidades escolares, e esse evento é a culminância desse trabalho. Essa prática incentiva a criatividade, o trabalho em equipe e tomada de decisões – afirmou a diretora pedagógica Maria Angélica Novaes, da Regional Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri.
Este modelo, que engloba jogos como xadrez, dama, dominó e batalha naval, está sendo trabalhado nas unidades escolares com todos os alunos. A competição cria uma vertente inovadora para a resolução de desafios. Isto desenvolve a responsabilidade e uma série de outros processos cognitivos que ajudam nas aulas, de forma cada vez mais prazerosa.
– Essa competição é algo muito especial e agregador, que tira um pouco o peso da escola e ajuda na sala de aula, pois contribui com nosso raciocínio e com a nossa organização – explicou Mariah Eduarda, de 16 anos, que participou da competição de xadrez representando o Ciep 395 Luiz Henrique Rezende Novaes, de Nova Iguaçu, onde cursa a 2ª série.
A ideia básica por trás da gamificação é que, ao adicionar elementos de jogo e competição ao ambiente de aprendizagem, os alunos podem se tornar mais engajados e focados nas tarefas escolares.
– A gamificação cria um ambiente diferenciado, melhorando a capacidade cognitiva do aluno e criando também uma competitividade saudável, melhorando a convivência deles com a comunidade escolar. Isso traz uma nova roupagem para o aprendizado, estimulando o raciocínio do estudante – pontuou Rogério Amaral, professor que há 14 anos leciona matemática no Ciep 355 Roquete Pinto, em Queimados.
O primeiro colocado de cada modalidade foi premiado com troféu, medalha e um celular. Já o segundo ganhou medalha e um relógio digital; e o terceiro recebeu medalha e o jogo que competiu. Ao incorporar esses elementos, os educadores criam um ambiente que incentiva os alunos a assumirem riscos sem medo de falhar. Isso pode ajudar os jovens a se tornarem mais criativos e inovadores na maneira como abordam sua educação.
– Com os jogos, criamos estratégias diferentes e podemos usar muito do que vemos nesta ação no nosso aprendizado na escola – disse Estephany Santos, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ciep 207 Gilson Amado, de Japeri, que competiu no xadrez.
Além dos jogos, o evento contou com apresentações artísticas, com música e dança, e até uma aula especial de ginástica laboral.
– Estou gostando desta ação, porque tem muita chance de eu conhecer um pessoal bem maneiro aqui. Acho bem legal essas modalidades porque me anima muito, e até a minha percepção na escola melhorou bastante – apontou Hélio Santos, de 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Ciep 383 Máximo Gorki, de Nova Iguaçu, que mostrou suas habilidades no xadrez.
A Seeduc tem investido pesado em uma educação de vanguarda com cultura maker, metodologia S.T.E.A.M (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), gamificação, robótica e outras ferramentas educacionais de ponta. O salto tecnológico visa preparar os adolescentes e jovens da rede para o mundo moderno.
– Acreditamos que esses jogos promovem a integração e o engajamento, além de momentos de respeito, diversão e aprendizado – concluiu Cristina Santana, diretora-adjunta do Ciep 346 Belarmino Alfredo dos Santos, de Queimados.
Fonte: Portal Giro
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