O delator afirmou que Cláudio Castro recebeu propina em contratos da Prefeitura do Rio quando era vereador, em 2017 - Rogério Santana/Governo RJ |
Cláudio Castro, atual governador do Rio de Janeiro, tornou-se o sétimo governador do estado a ser alvo de investigação nos últimos oito anos. Ele foi indiciado pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de corrupção e peculato, relacionados a um esquema envolvendo mandatos anteriores, quando era vereador e vice-governador do Rio.
O indiciamento, divulgado pelo UOL e confirmado pelo blog da jornalista Camila Bonfim, foi recebido com veementes negações por parte do governador. A defesa de Castro afirmou que as acusações são infundadas e que pretende solicitar a nulidade do relatório da PF.
Nos últimos anos, cinco ex-governadores do Rio de Janeiro enfrentaram processos e foram presos, incluindo Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho.
Além destes, Benedita da Silva e Nilo Batista, que assumiram o governo como vice-governadores, nunca foram detidos. Wilson Witzel, por sua vez, foi afastado em agosto de 2020 devido a suspeitas de irregularidades na saúde, sendo posteriormente impeachment em abril de 2021. Luiz Fernando Pezão foi preso em novembro de 2018, pouco antes do término de seu mandato, pela força-tarefa da Lava Jato.
Fonte: A Gazzeta RJ
Por Marcelo Cunha
Link: https://agazzetarj.com.br/2024/07/30/castro-e-o-7o-governador-do-rj-a-ser-investigado-em-8-anos/
0 Comentários