Ticker

8/recent/ticker-posts

"PROJETO TRE VAI A ESCOLA" realiza atividade em Duque de Caxias


BAIXADA FLUMINENSE
- Programa bateu recorde de ações realizadas neste ano; mais de 160 alunos participaram da palestra do juiz da 127ª Zona Eleitoral em Caxias

O projeto TRE Vai à Escola, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), chegou ao Colégio Estadual Fernando Figueiredo, em Duque de Caxias, na última semana. Com palestra do juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos, da 127ª Zona Eleitoral, cerca de 160 alunos da escola conheceram um pouco mais do universo político.

O Colégio Estadual Fernando Figueiredo foi a 100ª escola visitada pelo programa. Além de destacar as atribuições da Justiça Eleitoral, o juiz Starling Barcellos falou sobre o significado e consequências do voto.

Em 2023, a iniciativa, lançada em 2011, bateu recorde de ações realizadas. De janeiro até setembro, o programa alcançou 40 das 92 cidades do Rio de Janeiro. Na escola de Caxias, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada, com as próprias crianças da instituição candidatas aos cargos.

Estudantes de Cantagalo, Carmo, Itaocara, São Fidélis e da Capital participaram de palestras e eleições
simuladas com urna eletrônica. Foto: TRE RJ

Segundo o TRE, os participantes da simulação eleitoral fizeram fila para garantir o direito de voto e demostraram estar interessados com a experiência. Para muito dos estudantes, a simulação foi o primeiro contato com uma urna eletrônica.

— Esse engajamento com certeza vai despertar o interesse desses jovens em tirar o título de eleitor e ter mais consciência na hora de votar — explica o juiz.

Outros temas abordados pelo projeto são os danos causados pelas fake news e o exercício da democracia. A meta do programa é realizar 165 atividades, uma para cada zona eleitoral fluminense. Até o momento, quase oito mil estudantes do estado já participaram do programa somente este ano.

Fonte: EXTRA

Postar um comentário

0 Comentários