Os 'reis dos votos' de Belford Roxo: Márcio Canella, Daniela e Waguinho — Foto: Reprodução/Redes sociais |
RIO DE JANEIRO - Esta é a segunda vez que a pedagoga de formação assume o cargo. A primeira vez foi em 2018 também com votação expressiva para uma estreante. Apesar do pouco tempo na política, chegou a ser cogitada para ser vice de Cláudio Castro.
Daniela Moté de Souza Carneiro, 46 anos, mais conhecida como Daniela do Waguinho – em referência ao marido político, prefeito de Belford Roxo –, foi eleita no domingo (2) a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro, pelo União Brasil.
Com 213.706 votos, superou nomes conhecidos da política como o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella e a ex-governadora fluminense Benedita da Silva.
Esta foi a segunda disputa eleitoral da qual Daniela participa na vida. A primeira foi em 2018, para deputada federal. Levou também com votação expressiva e foi a mais votada do seu partido na época, o MDB do RJ.
Antes disso, Daniela, que é casada há 23 anos com Waguinho, só tinha trabalhado na Secretaria Municipal de Educação do Rio, em 2003, por conta de sua formação como pedagoga.
Passou também pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, também do Rio, e só foi voltar a atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo em 2017, quando começou a desenhar seu futuro político.
Amparada pelo marido e prefeito do município de 513 mil habitantes na Baixada Fluminense, aproximou-se também do vereador Márcio Canella – o mais votado para deputado estadual em 2022 e que já foi vereador em Belford Roxo –, com quem dividiu muitos palanques.
Daniela do Waguinho ao lado do marido Prefeito Waguinho, de Lula e do Deputado André Siciliano. |
Vice de Castro
Juntos, formaram uma equipe com capital político. Waguinho – presidente estadual do União Brasil no Rio de Janeiro – cogitou indicá-la para ser vice na chapa do governador Cláudio Castro (PL) na disputa pela reeleição.
A vaga acabou ficando com Washington Reis, que depois não pode concorrer por problemas com a Justiça, dando lugar a Thiago Pampolha.
Daniela tem como principais plataformas a defesa da mulher, da criança – com ênfase nos autistas –, e nos idosos em base conservadora.
Eleita, durante comício na noite do domingo (2), ela prometeu batalhar por mais recursos para o Rio de Janeiro.
Daniela do Waguinho com a família reunida, prefeito Waguinho e os filhos Nathan e Calebe. |
"‘Foi uma votação linda e histórica", disse ao lado do marido e dos filhos.
Nas horas vagas, a cidadã de Italva, mas que foi criada em Cardoso Moreira, ambas no interior do estado, se divide nos cuidados com os dois filhos Nathan e Callebe – que costumam acompanhá-la em seus eventos políticos.
Fonte: Extra\editado
0 Comentários