Nova Ceasa fica às margens da Rodovia Washington Luiz entre os bairros de Jardim Gramacho e Campos Elíseos Foto: Cléber Júnior / Extra |
DUQUE DE CAXIAS - Caxias vai ganhar uma Ceasa para chamar de sua. A prefeitura da cidade iniciou a limpeza de um terreno às margens da Rodovia Washington Luiz, entre os bairros de Jardim Gramacho e Campos Elíseos, onde ficará a Central de Abastecimento.
Expectativa de como será o nova Ceasa Foto: Divulgação |
A previsão é de que no mês que vem ocorra a licitação para o início das obras, que deve custar R$ 700 milhões. O dinheiro será da iniciativa privada, segundo informações da administração municipal.
— Quero em um ano inaugurar pelo menos 1/3 do espaço. Vai ser uma obra que deve gerar uns 20 mil empregos diretos e indiretos — diz o prefeito Washington Reis.
A nova área, que terá cerca de 550 mil metros quadrados de construção, é maior do que a existente em Irajá, na Zona Norte do Rio, onde a Ceasa tem uma sede. Apesar disso, a Central não sairá do bairro carioca para se instalar na Baixada. As duas unidades devem existir juntas.
Local deve ter quase 50 galpões para permissionários Foto: Divulgação
O presidente da Ceasa do Estado do Rio, Aguinaldo Balon, afirmou ainda que a prefeitura de Caxias não procurou a instituição. Balon se mostrou preocupado com a iniciativa caxiense, mas fez questão de tranquilizar seus cerca de mil permissionários.
— Claro que uma construção dessas deve desarticular a nossa porque ficam em regiões próximas. É uma iniciativa exclusiva de Caxias e nós não temos condições de interferir no processo. Nós estamos em um local com mais de 40 anos. Ou seja, há uma deficiência estrutural natural, mas ninguém veio conversar sobre o novo equipamento. Nada foi discutido com a gente — lamenta Aguinaldo.
A prefeitura de Caxias pretende atrair permissionários para o local com incentivos. Segundo Reis, o seguro, aluguel serão mais baratos, além de um espaço mais amplo.
— Sem contar que o terreno fica perto da Av. Brasil, do Arco Metropolitano, de vias importantes — conta Reis.
PÚBLICO
Por dia, passam mais de 50 mil pessoas na Ceasa do Irajá. No novo local, esse número deve duplicar.
ESPAÇO
A área total do terreno é de 3.054.285,10 m². O local fica próximo da Reduc, entre os bairros de Jardim Gramacho e Campos Elíseos.
ESTRUTURA
A Prefeitura de Caxias ainda não estimou o número de vagas disponíveis para estacionamento no local. Entretanto já se sabe que serão quase 50 galpões.
CEASA
A Central de Abastecimento é um entreposto comercial público entre os produtores rurais e os comerciantes. A Ceasa-RJ é uma empresa vinculada ao Governo do Estado. Hoje, são unidades em todo o Rio.
Fonte: Igor Ricardo/EXTRA
0 Comentários