Ticker

8/recent/ticker-posts

Patinação em família vira moda nos parques da cidade e faz bem para a saúde.

Basta ir a um parque da cidade no fim de semana para constatar o que as redes sociais também deixam claro: andar de patins em família está na moda. Além de ajudar a fortalecer os laços com quem se ama, a atividade faz bem à saúde de crianças e adultos.

— O esporte diminui o risco de crianças desenvolverem doenças como osteoporose, obesidade e diabetes quando crescerem. Para os adultos, os benefícios também são inúmeros, como perda de peso, prevenção de artrose e outros problemas articulares, além dos efeitos cardiovasculares — diz o ortopedista Sérgio Maurício, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

Sempre que podem, a administradora Isabel Rangel, de 45 anos e a filha, Mariana Rangel, de 11, vão patinar juntas no Aterro do Flamengo. Há três anos, a menina se interessou pela atividade e começou a fazer aulas particulares. Foi assim que Isabel acabou sentindo vontade de voltar a andar de patins, como fazia na adolescência.

— É muito bom fazer atividade física em família. A semana é tão corrida. Assim, passamos mais tempo juntas — diz Isabel, que vê a patinação como válvula de escape para o estresse do dia a dia. — Eu fico bem fazendo isso, e a Mariana também. Ela estuda muito a semana inteira. Pratica vôlei e natação, mas ao ar livre é outra coisa.

As irmãs Karen Luna, de 20 anos, e Kauany Luna, de 15, são outro exemplo de que se exercitar em família é melhor. As duas, que aprenderam a patinar juntas na infância, saem de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde moram, para treinar no Parque dos Patins, na Lagoa, Zona Sul do Rio.

— Sozinha, tento fazer mais manobras, sou mais técnica. Em família, é mais diversão. Gostamos uma de desafiar a outra — conta Karen.

Atividade completa

Segundo o ortopedista Sérgio Maurício, a patinação é um exercício aeróbico que requer força e resistência. Como os patins são plataformas instáveis, as musculaturas lombar e abdominal trabalham o tempo todo para manter o equilíbrio corporal. Glúteos e coxas também são exigidos.

O médico recomenda que as crianças só comecem a praticar o esporte a partir dos 7 ou 8 anos, quando a propriocepção (sentido do equilíbrio) está melhor desenvolvido.

Pessoas com dores na lombar ou nos joelhos devem tratar suas lesões antes de andar de patins. Como os joelhos ficam sempre semiflexionados durante a atividade, há sobrecarga maior na cartilagem da patela, o que pode causar inflamação.

Joelheiras, cotoveleiras, luvas e capacete são indispensáveis. Exercícios de fortalecimento muscular também previnem lesões.

De acordo com Sérgio Maurício, andar de patins chega a queimar 600 calorias em uma hora, o equivalente a uma corrida leve a 6km/h.

Além do Aterro do Flamengo e do Parque dos Patins, na Lagoa, são bons lugares para patinar o Parque Madureira, na Zona Norte; o Centro de Convivência de Padre Miguel e a Praça Guilherme da Silveira, em Bangu, na Zona Oeste; e a Praça do Pacificador, em Duque de Caxias.
Fonte: Camilla Muniz/EXTRA

Postar um comentário

0 Comentários