O sonho de ter água encanada e devidamente tratada está mais próximo para cerca de 300 mil belforroxenses.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (02), após a Cedae e a Secretaria Estadual de Obras, assinarem um contrato que vai viabilizar obras de ampliação no sistema de abastecimento de água em diversas localidades no município de Belford Roxo. Serão aplicados R$ 84 milhões nas intervenções que fazem parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense. A ação tem apoio da Prefeitura Municipal.
A previsão é que as primeiras intervenções já comecem até o fim deste mês, conforme adiantou o presidente da Cedae, Jorge Briard. “Na próxima semana, equipes da construtora iniciam vistoria do local onde será instalado, até o fim do ano, o canteiro de obras, dando início às intervenções no município”, disse.
O prefeito da cidade, Dennis Dauttmam, recebeu a novidade com muito entusiasmo e salientou a importância do projeto para Belford Roxo. “A maior parte do nosso município não é saneado. Devido a falta de recursos, por mais esforço que tenhamos na prefeitura, é difícil contornar essa situação. Mas, com essa ajuda da Cedae e da Secretaria Estadual de Obras, a vida da nossa população vai mudar de verdade. Esse progresso é direito do nosso povo”, destacou.
Intervenções em cinco sistemas: As intervenções serão divididas entre cinco sistemas (Graça, Belford Roxo, Retiro Feliz, Lote XV e Jardim Meu Retiro) e preveem a construção de reservatório, três quilômetros (km) de adutora, oito travessias (tubulações sobre rios), três boosters (conjuntos de bombas que regulam a pressão na rede) e 68 km de redes de distribuição.
O sistema da Graça incluirá nova adutora com 300 milímetros (mm) de diâmetro e 1.120 metros de extensão e assentamento de 3,5 km de redes de distribuição de 150 a 300 mm de diâmetro, atendendo diretamente aos bairros do Centro, Graça e Santo Antônio da Prata.
O sistema Belford Roxo incluirá o assentamento de 11 km de redes de distribuição com diâmetros variando de 150 a 500 mm, atendendo diretamente aos bairros do Centro, Santa Maria, São Vicente, São Bernardo, Barro Vermelho, Nova Pian, Pian, Heliópolis, Areia Branca, Santo Antônio da Prata, Bom Pastor e Redentor.
O sistema Retiro Feliz prevê a construção de e booster, além de 14km de rede de distribuição com diâmetros de 150 a 600 mm, beneficiando diretamente os bairros Bom Pastor, Santa Amélia, Jardim Redentor, Santa Treza, Paulínea e Barro Vermelho.
Já o sistema Lote XV incluirá dois boosters, 2km de adutora com diâmetro de 600 mm e assentamento de 38,2 km de redes de distribuição com diâmetros de 150 a 700mm, abastecendo os bairros do Centro, Parque Amorim, Vale do Ipê, Jardim dos Pinheiros, Parque São Lucas, Jardim Brasil, Jardim do Ipê, Parque Colônia, Parque São José, Roseiral, Maringá, Parque Suécia, Vasco, Meu Retiro, Parque Floresta, Vila Paulina, Santa Marta, Parque Esperança e Wona.
Por fim, o sistema Jardim Meu Retiro contará com novo reservatório com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água e 4,3 km de redes de distribuição com diâmetros de 200 a 500 mm, atendendo os bairros de Glaucia, Santa Tereza, Pauline, São Vicente e Maringá.
O secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior, explicou que a assinatura do contrato é mais do que um grande passo para alcançar a meta do Governo do Estado de universalização da água em toda a Baixada Fluminense.
Fonte: Imprensa
0 Comentários