BELFORD ROXO - Nesta segunda (12), foi realizada uma reunião para a apresentação do Programa de Mobilidade Urbana “Calçada Acessível”, na Mega Titanium Music Lounge, no bairro da Prata. O projeto visa melhorar a qualidade das calçadas da cidade, além de trocar experiências sobre acessibilidade entre os 16 municípios participantes. Essa é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), e conta com total apoio da Prefeitura de Belford Roxo.
O encontro teve por objetivo apresentar e mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às prefeituras, para que o projeto possa ser acompanhado por cada Secretaria Municipal. Na ocasião, estiveram presentes o arquiteto da ABCP da Regional-RJ e coordenador do programa, Luiz Gustavo Guimarães, o Secretário de Comunicação, Isnard Gavazzi, a Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sheila Boechat, a Superintendente de Políticas para as Mulheres, Vera do Amaral, além de representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito.
O projeto “Calçada Acessível” dispõe de várias fases processuais, que inclui seminários de acessibilidade urbana, workshop de capacitação técnica, elaboração de manual técnico e folder de apresentação prévia e definitiva do material, seminário municipal para apresentação dos manuais à sociedade civil, encaminhamento do projeto de lei à Câmara dos Vereadores, dentre outras ações para estreitar a vivência e ultrapassar as barreiras de acessibilidade.
O Programa teve início em 2010 e visa aprimorar o conhecimento das equipes técnicas e trocar experiências sobre acessibilidade, tendo como objetivo a padronização e a qualidade das calçadas. Essa iniciativa ainda conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o CREA-RJ, Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
0 Comentários