Ticker

8/recent/ticker-posts

RIO GANHA UNIDADE MÓVEL DE TESTAGEM RÁPIDA DE AIDS. Carreta tem capacidade para realizar até 1,7 mil testes rápidos por mês.



 Na semana do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Rio de Janeiro ganhou uma segunda Unidade de Testagem Móvel para reforçar o diagnóstico de pacientes com HIV no estado. O veículo, doado pelo Ministério da Saúde, conta com a estrutura de um posto equipado, capaz de realizar 50 testes rápidos por dia e até 1,7 mil por mês. Até a próxima quinta-feira (5/12), o Parque de Madureira, na Zona Norte, abrigará a unidade, que deve percorrer todos os municípios fluminenses, em parceria com a Secretaria de Saúde.




– A unidade móvel contribuirá para a ampliação do diagnóstico precoce do HIV, essencial para que o tratamento seja iniciado em tempo oportuno – explicou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.
Estudantes do Colégio Estadual Maria Werneck de Castro, em Irajá, Zona Norte da cidade, Jadson Faria e João Pedro Alves, ambos de 19 anos, aproveitaram a chance de realizar o teste, de forma rápida e gratuita, em Madureira.

– Não é todo dia que temos a chance de fazer um exame como este, sem gastar dinheiro e com resultado na hora – afirmou Jadson, que realizou a testagem pela primeira vez.

Para a enfermeira Fernanda Diniz, o procedimento simples, com resultado em até 10 minutos, é capaz de garantir mais saúde e qualidade de vida à população.

– O quanto antes, o indivíduo descobrir a soropositividade, maior é a chance de a doença não chegar às formas mais graves de manifestação. Com o diagnóstico antecipado, conseguimos controlar a imunidade, para que o vírus não evolua tanto no organismo – disse Fernanda, destacando que o teste só necessita de uma pequena amostra sanguínea, coletada por meio de um furo no dedo.
Fonte: Governo do Estado RJ

Postar um comentário

0 Comentários