Ticker

8/recent/ticker-posts

Vigilância Sanitária em AÇÃO: VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE BELFORD ROXO REALIZA CURSO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS: GESTÃO DE SEGURANÇA E QUALIDADE SANITÁRIA.


A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do município de Belford Roxo realizou nesta segunda-feira (11) ás 8h30min, o primeiro curso “BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS: GESTÃO DE SEGURANÇA E QUALIDADE SANITÁRIA, direcionado aos proprietários de estabelecimentos alimentícios. O curso foi ministrado pelos profissionais de saúde: Vívian Lanunce P. Fiúza – Coordenadora do Setor IEC-VISA (Informação, Educação e Comunicação em Saúde), Ana Paula Siqueira Melo – Educadora Sanitária de Campos dos Goytacazes e Tamires Quintela – Educadora Sanitária de Belford Roxo.

Este encontro teve como objetivo fornecer orientações que visam à redução dos riscos para a saúde da população, causados pelas más práticas de manipulação de alimentos, garantindo a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade com a Legislação Sanitária.

O projeto de Educação Sanitária é de extrema importância para que os futuros empreendedores do setor alimentício estejam atualizados em relação as leis municipais. As orientações passadas pelos profissionais de saúde colaboram para que os manipuladores exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem os alimentos que irão ofertar aos seus clientes, menciona Vinícius Costa – Diretor da Vigilância Sanitária. “As regras da Vigilância Sanitária devem ser colocadas na prática cotidiana, para que não haja contaminação alimentar, e posteriormente adquirir bactérias nocivas à saúde, portanto, a higienização das mãos é fator primordial para que tais riscos sejam amenizados”, diz Vinícius.

O manipulador de alimentos é o profissional que trabalha no preparo dos alimentos em diversos segmentos empresariais, como em panificadoras, açougues, supermercados, indústrias, restaurantes e lanchonetes. Hoje, a vida moderna e a correria da rotina diária fazem com que a maioria das pessoas realize suas refeições fora da residência, um público bem informado e exigente. Esse fato colaborou para o desenvolvimento dos serviços de alimentação e trouxe uma preocupação a mais para os responsáveis pela segurança alimentar.

Entendo que este profissional possui importante missão de alimentar pessoas através da produção de refeições saudáveis e saborosas e, com isso, colaborar para saúde e qualidade de vida da população é essencial. Através da capacitação supracitada, conforme estabelecido na legislação (Resolução-RDC N° 216/ 2004), temos a oportunidade de oferecer informações necessárias, para que o mesmo, possa garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos oferecidos, ressalta Márcio Bravim – Subsecretário de Vigilância em Saúde.

Alexandre Pinheiro– Diretor de Alimentos, ressalta que, todo o funcionário que trabalha na manipulação de alimentos deve ser treinado para aprender e cumprir as normas de boas praticas Higiênico-sanitária, englobando, sobretudo, a conscientização e a responsabilidade do trabalhador. “E quando estas regras são praticadas, ajudam a evitar ou reduzir os perigos, oferecendo aos consumidores qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável”, explicou Alexandre.
Fonte: Facebook

Postar um comentário

0 Comentários