Ticker

8/recent/ticker-posts

Vereadores do Rio aprovam quatro feriados durante a Jornada Mundial da Juventude.


A Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro aprovou, em última discussão, a proposta da prefeitura de decretar feriado integral na cidade nos dias 25 e 26 de julho (quando ocorrem dois eventos em Copacabana) e parcial nos dias 23 (a partir de 16h) e 29 (até às 12h), durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá na última semana de julho. Ao todo, foram 33 votos a favor e 5 contrários ao projeto, que agora será encaminhado para o prefeito sancionar. A proposta prevê ainda a possibilidade de o prefeito Eduardo Paes, se achar necessário, decretar feriados durante a Copa das Confederações e também durante a Copa do Mundo.

A proposta foi aprovada com uma emenda de autoria da vereadora Laura Carneiro, que garante o funcionamento dos serviços básicos de saúde durante os feriados. O vereador Paulo Pinheiro, que deu um dos votos contrários ao projeto, chegou a propôr uma emenda para retirar a possibilidade de o prefeito decretar novos feriados em outros eventos, mas ela não foi aceita.

De acordo com o projeto, nos dias 25 e 26 de julho (quinta e sexta-feira), os feriados serão integrais. No dia 23, o feriado será apenas a partir das 16h, para facilitar o deslocamento dos peregrinos até a Praia de Copacabana, onde acontecerá um dos principais eventos da Jornada. Já no dia 29, quando deverá ocorrer a partida dos peregrinos, o feriado será decretado até as 12h.

Quando apresentou à câmara a proposta para os feriados, Eduardo Paes alegou que a cidade terá quatro dias "caóticos" — quando acontecerão os grandes deslocamentos de peregrinos para Copacabana e Guaratiba. Além dos feriados, a prefeitura vai restringir ainda a circulação dos 20 mil ônibus fretados por peregrinos, que são aguardados nos dias da JMJ. Esse número equivale a mais do que o dobro da frota de ônibus do Rio.

Já na cidade, os ônibus terão áreas especiais de desembarque, ainda em estudo. Depois de vazios, eles serão encaminhados a “bolsões” de estacionamento, localizados em Paciência e Recreio dos Bandeirantes. A restrição da circulação desses veículos na cidade valerá entre os dias 19 e 30 de julho.

O Papa Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da JMJ, em 28 de julho. De acordo com a agenda, na chegada o pontífice se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, na Zona Norte, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.
Fonte: Extra Online

Postar um comentário

0 Comentários