A prefeitura de Belford Roxo, através das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou o Telecentro Comunitário Célia Citeli Pereira, que funcionará na Funbel (Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo), em Areia Branca.
Esse é o segundo telecentro comunitário inaugurado na cidade. O primeiro foi o Telecentro Comunitário Carmem Magalhães, que funciona na Escola Municipal Albert Sabin, inaugurado no dia 11 de abril. Composto por dez computadores, um servidor e um monitor/estagiário, o espaço é aberto a toda a comunidade, conforme explicou a secretária de Assuntos Especiais e Direitos Humanos, Sula do Carmo: “Esse telecentro é mais uma conquista de todos nós. E nossa intenção não é que ele seja uma lanhouse da vida, não. Por isso, nossa equipe fará um plano de capacitação para que vocês possam usufruir desse espaço da melhor forma possível.”
A secretária de Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintela, lembrou que os computadores estavam no município há mais de um ano mas, por falta de vontade política, não estavam em funcionamento: “Logo que nosso prefeito Dennis Dauttmam e nossas secretarias perceberam essa situação, entramos em ação para colocar esses computadores em funcionamento, para colocarmos enfim esse telecentro a serviço da população”, disse ela ao agradecer ao Banco do Brasil e ao Ministério das Comunicações a parceria que viabiliza em todo o país o funcionamento de telecentros como esses agora instalados também em Belford Roxo.
Para o gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, Rogério Vasconcelos, o objetivo dos telecentros é levar inclusão digital às pessoas: “Hoje, a alfabetização não é apenas escolar. Hoje em dia, a alfabetização é também tecnológica. O uso do computador e suas tecnologias estão cada vez mais incorporados à nossa vida, seja em nosso lazer ou em nossos empregos. Por isso, é fundamental estarmos inseridos nesse processo”, disse ele dando um recadinho à plateia: “O Banco do Brasil, através da Fundação Banco do Brasil, tem um enorme prazer em estar hoje aqui com vocês trazendo essas máquinas, inaugurando esse telecentro e dividindo tantas alegrias com vocês. Mas, não se esqueçam: cuidem bem desse espaço e dos computadores de vocês.”
A secretária de Assuntos Especiais, Raquel Dauttmam, agradeceu o esforço de todos para que o telecentro fosse inaugurado e disse que essa união de esforços é a marca da gestão Dennis Dauttmam: “Obrigada a todos que resgataram esses computadores, a todos que resgataram, transformaram, botaram para funcionar e fizeram acontecer. É isso mesmo. Juntos, somos mais fortes. Junto com o governo federal, junto com o governo estadual, junto com nossos secretários e vereadores, junto com o nosso povo, junto com vocês que acreditaram em Dennis para prefeito. E é para vocês que estamos trabalhando para fazer de Belford Roxo uma cidade cada vez melhor.”
No momento de descerrar a placa, a grande homenageada do dia, a líder comunitária Célia Citeli Pereira, de 80 anos, que dá nome ao novo telecentro de Belford Roxo, se emocionou: “Não é todo mundo que enxerga a história da gente....Sou mãe de oito filhos e sempre lutei por essa cidade e por sua gente. Gosto de olhar por aquele que precisa, sabe? Estou muito feliz e faço votos de que esse espaço ajude a melhorar a vida de muitas pessoas”, disse enxugando as lágrimas.
Presentes à inauguração, alunos do ProJovem do CRAS Shangri-lá comemoram a abertura do espaço. Entre eles, a aluna Milena Godin, de 14 anos, que mora em Nova Aurora: “Nunca usei um computador. Nunca. Estou muito feliz em saber que aqui terei essa oportunidade.” A orientadora social, Ana Leopoldina, que acompanhava o grupo de alunos do ProJovem também gostou do que viu: “Essa iniciativa com certeza estimula e muitos esses jovens. Muitos deles não têm computador, não têm acesso à internet. Aqui, vão poder fazer parte desse mundo tecnológico e de uma forma orientada, vendo a importância disso para suas vidas, para quem sabe até poderem conseguir um trabalho.” Também prestigiaram o evento, os secretários de Governo, Wagner Turques; de Juventude, Jadir Elias; a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sheila Boechat; a vereadora Giselle Cardoso, além do representante da Fundação Banco do Brasil, Marcelo Lemos.
Fonte: Facebook
0 Comentários