Ticker

8/recent/ticker-posts

Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Educação, lançou na terça-feira (30) um programa de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no auditório da Uniabeu e contou com a presença do prefeito, Dennis Dauttmam; do secretário de Educação, Douglas Cardoso entre outros secretários.
Chamado de Profoco-Ideb (Programa de Formação Continuada para Professores), o programa tem como objetivo não só a capacitação do corpo docente da rede municipal quanto a melhora das notas do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Pela primeira vez na história de Belford Roxo, professores do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental receberão gratificação por extensão de horário para estudos. Os professores do 5º ano terão um encontro semanal de 4h e os do 9º ano, um encontro quinzenal, também de 4h.

Os professores que participarem do programa receberão gratificação mensal de R$ 200,00. Para isso, têm que ter frequência mínima de 75% no curso de formação. O curso de capacitação continuada será realizado de maio a outubro de 2013 e segundo a subsecretária pedagógica, Rosângela Gonçalves, tal iniciativa mostra o compromisso da prefeitura com uma educação de qualidade: “O professor precisa ser estimulado, incentivado, mexido e remexido sempre. O ser humano é assim. E é essa injeção de ânimo que queremos despertar mais e mais em nossos professores para juntos trilharmos o caminho da conquista de uma educação de qualidade em nossa cidade”, disse Rosângela, que junto com sua equipe elaborou todo o material didático que será usado no projeto.

Ainda segundo Rosângela, os professores farão a capacitação e ao longo do curso aplicarão diversos simulados, pequenas provinhas, chamadas de Prova Belford Roxo, para poderem sentir, avaliar se os alunos estão tendo progresso em seus aprendizados e no dia da Prova Brasil estarem melhor preparados: “Muitos alunos ficam inseguros e nervosos com a prova, com a administração do tempo, com o preenchimento do cartão-resposta, com toda aquela situação nova a que são expostos no dia da Prova Brasil. E isso, muitas vezes, atrapalha o desempenho deles. Com a realização de diversos simulados ao longo do processo, eles se familiarizarão com todas essas novidades, além de estarem, claro, melhor preparados em relação ao conteúdo”.

Feliz com a proposta do programa e com o quórum da plateia, lotada de professores, o prefeito Dennis Dauttmam fez questão de também dar sua palavra de apoio aos professores: “Sempre defendi a educação. Isso desde a época em que eu era vereador. Sabe por quê? Porque educação é o princípio de tudo. É ela que nos torna cidadãos dignos e preparados para a vida. E são nossas crianças e jovens de hoje que serão o futuro desse país, amanhã. Por isso, quando veio a ideia da formação continuada, abracei de cara a ideia. Espero que vocês aproveitem bastante e que juntos possamos transformar e elevar a educação de Belford Roxo”.

Com o Profoco-Ideb, a meta do governo é alcançar no próximo Ideb 4.3 pontos. No último Ideb, realizado em 2011, Belford Roxo teve 3.8 pontos e ficou em penúltimo lugar no ranking estadual. Para mudar essa triste realidade, a atual prefeitura vem trabalhando para fortalecer a rede municipal de ensino, valorizar seus professores e dar melhor qualidade de ensino a seus estudantes: “O desafio é grande mas é plenamente possível. E tenham certeza: é um desafio de todos nós, corpo docente e governantes. Estamos juntos nessa”, disse Rosângela.
Fonte: Facebook

Postar um comentário

0 Comentários