A Telefônica/Vivo anunciou nesta terça-feira que celebrou um memorando de entendimentos com a Claro, controlada pela América Móvil, para compartilhar a infraestrutura em redes de terceira geração (3G) e quarta geração (4G).
O acordo, antecipado pelo Valor na semana passada, envolverá o compartilhamento da infraestrutura de redes e de antenas de 3G, bem como o investimento conjunto na implantação da infraestrutura de 4G. Segundo informou a Telefônica/Vivo em comunicado, o acordo terá duração de três anos.
A meta das companhias com a decisão é reduzir custos de investimentos, operação e manutenção de suas redes.
O compartilhamento de redes e antenas é uma estratégia que ganhou força entre as operadoras de telefonia que operam no Brasil, como alternativa para reduzir custos e cumprir os prazos impostos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em janeiro, a TIM e a Oi anunciaram a construção de uma rede única para explorar os serviços 4G. Ontem, o conselho de administração da TIM aprovou o acordo com a Oi.
A Telefônica / Vivo já havia sinalizado que tinha interesse em fazer o mesmo, mas a Claro até recentemente mostrava-se resistente ao compartilhamento de infraestrutura.
Esse investimento compartilhado não foi previsto pela Anatel quando foi realizado o leilão de espectros de radiofrequência para o 4G. O projeto de compartilhamento da Oi e da TIM estão atualmente em análise na Anatel. O pedido da Telefônica/Vivo e da Claro também está em fase de estudo pelo órgão.
Fonte: G1
0 Comentários