Ticker

8/recent/ticker-posts

Municípios da Baixada realizam estudos para ações específicas na área de Saneamaneto Básico



BAIXADA FLUMINENSE - Os Estudos Regionais de Saneamento da Baixada Fluminense retratam uma iniciativa do Estado do Rio de Janeiro para apoio técnico e institucional aos Municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, São João do Meriti, Mesquita e Nilópolis para estes atenderem os princípios da Lei Federal 11445 de 2007.

Elaborados pelo conjunto de municípios da Baixada Fluminense em parceria com a SEA/INEA e a CEDAE, visam subsidiar Planos Municipais de Saneamento. Esses Estudos fazem parte do Programa de Saneamento dos municípios do entorno da Baía de Guanabara –PSAM, que almeja ampliar os serviços de saneamento básico de 15 municípios (Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói).

Atividades Desenvolvidas:

No dia 21 de Novembro de 2012 foi realizada em Duque de Caxias a primeira Oficina para implementação do Estudo Regional de Saneamento Básico da Baixada Fluminense. O local escolhido foi a Firjan do Município, localizada na Rua Arthur Neiva-100 no centro da cidade, já em Belford Roxo o encontro foi realizado no dia 22 no Auditório do Previde no Bairro de Areia Branca e contemplou também o Município de São João de Meriti na discussão, na ocasião participaram membros do atual governo e entre estes, o Sub-secretário de Serviços Públicos Paulo Cesar do Valle, o Sub-secretario de Meio Ambiente e Saneamento Ranieri dos Santos, Rogerio Gomes da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu e hoje Assessor Especial da Prefeitura de Belford Roxo e o empresário Beto Santos irmão do Prefeito Dennis Dauttmam, que apesar de não fazer parte do quadro do executivo da cidade, buscava informações e subsídios para auxiliar no apoio a implementação de uma boa política de saneamento no município, mesmo que de forma indireta.


Resumo em vídeo da Oficina de São João de Meriti e Belford Roxo

Abaixo está o resumo do que aconteceu na oficina realizada em 22/11/2012, relativa aos Municípios de São João de Meriti e Belford Roxo.

 

A atividade realizada faz parte de um cronograma de ações desenvolvido pela empresa contratada pela Secretaria Estadual do Ambiente– SEA em parceria com as prefeituras dos municípios de: Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita e São João de Meriti.

O objetivo do encontro foi explicar a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico; uma exigência da Lei Federal 11.445/2007 e também incentivar a participação da população, para que todos tivessem a oportunidade de expor a sua visão sobre os problemas em Duque de Caxias relacionados a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, valorizando assim, a opinião de cada participante.



Abaixo está o resumo do que aconteceu na oficina realizada em 22/11/2012, relativa aos Municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

 

Lembrando que os municípios têm até o final deste ano de 2013 para finalizarem e entregarem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) ao Governo Federal, ou poderão sofre sanções, quanto ao recebimento de verbas federais em seus municípios, por isso é muito bom estarem todos atentos as informações sobre o andamento do mesmo.


Resumo em vídeo da Oficina de Nilópolis e Mesquita


Abaixo está o resumo do que aconteceu na oficina realizada em 22/11/2012, relativa aos Municípios de Nilópolis e Mesquita.

   


Para mais informações e saber como participar acessem o Blog

LEIA TAMBEM:
Quatro cidades da Baixada Fluminense estão entre as maiores do país sem tratamento de esgoto

Fonte: Estudos Regionais Baixada/ PSAM/INEA/SEA

Postar um comentário

0 Comentários