Ticker

8/recent/ticker-posts

DEBATE DO EXTRA: Belford Roxo debate hoje na Fabel a eleição e o seu futuro.



A partir desta quarta-feira, a Baixada Fluminense começa a discutir mais profundamente seu futuro político. Numa série de quatro debates, o EXTRA reunirá os principais candidatos a prefeito das quatro maiores cidades da região: Belford Roxo (dia 19), São João de Meriti (20), Nova Iguaçu (24) e Duque de Caxias (25). O primeiro encontro será na Cidade do Amor, com o prefeito Alcides Rolim (PT), o deputado estadual Waguinho (PRTB), o professor Rafael Andrade (PSOL) e os ex-vereadores Dennis Dauttmam (PC do B) e Beto Almada (PSC).

Problemas e soluções não faltam para discutir em Belford Roxo. Segundo o IBGE, 26,4% das casas não estão ligadas à rede de esgoto e 25,5% não têm água canalizada. Aliás, basta andar ali para perceber que muita coisa precisa ser feita: quatro em cada dez ruas nem pavimentadas são.

As eleições do dia 7 são a chance para mudar isso. E poder de fogo político não falta àquelas quatro cidades. Sozinhas, elas detêm 15% de todo o eleitorado estadual — o que aumenta o cacife de seus prefeitos para cobrar mais ações do governador. Entretanto, os indicadores sociais estão abaixo do que se espera para a região.

Só Caxias passou no Ideb
O caso de Caxias é um exemplo clássico das contradições da Baixada. O polo petroquímico colabora em grande parte com o seu PIB, de mais de R$ 25 bilhões. Das quatro cidades mais importantes, só Caxias passou na prova do Ideb, com uma avaliação maior do que a meta fixada pelo Ministério da Educação. Mas o seu índice de desenvolvimento humano (IDH) ocupa apenas o 53º lugar entre os 92 municípios do estado.




— Essa discussão é fundamental, porque um debate político é voltado para o futuro. Estimular isso é importante para a melhoria de vida das cidades. Nunca houve propriamente um debate assim ali, e precisamos mudar isso a partir de novas ideias, saindo um pouco do personalismo político — analisa o cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, diretor do Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro.

Todos os debates serão mediados pelo editor-executivo do EXTRA Marlon Brum.

Raio-x da Baixada

População
Segundo o censo realizado pelo IBGE, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias tinham juntas 2.579.310 habitantes em 2010 — a sexta maior população do Rio de Janeiro. Se formassem um estado, teriam a 20 maior do país.

Riquezas
Reunidos, os quatro municípios tem um PIB anual superior a R$ 38 bilhões, de acordo com o IBGE.

Educação
Das quatro cidades, só Caxias teve avaliação positiva no Ideb, com 4,2, acima da meta de 4,1. Meriti e Nova Iguaçu tiveram a mesma nota (4,1), abaixo dos 4,4 fixados pelo Ministério da Educação. E Belford Roxo teve 3,8, contra meta de 4,3.

Postar um comentário

0 Comentários