Ticker

8/recent/ticker-posts

Obra do Minha Casa Minha Vida provoca Dúvidas e Frustrações aos Moradores de Santa Emília em Belford Roxo.

Quem passa de ônibus pela estrada do Xerém, não tem como não notar o grande Canteiro de Obras, que fica as margens da via no bairro do Vale das Mangueiras, próximo aos bairros Maringá, Roseiral, Wona e Santa Emília ambos aqui em Belford Roxo, e se trata de uma obras do Programa Minha Casa Minha Vida, onde serão construídos 3 Condomínios Residenciais Arezzo, Vicenza e Monza com 1464 unidades à serem disponibilizadas aos futuros moradores, que por sinal excluiu moradores de Áreas de Risco vizinhas da obra. 
O Blog do Lote XV esteve visitando o local das obras e conversando com moradores dos bairros do entorno do canteiro e as informações adquiridas não são favoráveis aos moradores, que reclamaram que não foram consultados ou informados sobre a construção do conjunto e que temem ter que dividir o que não têm como água, escola, transporte entre outros serviços públicos já escassos na região.



Rogerio Gomes da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu preocupado com os Impactos Sociais e Ambientais na região, conversou com o Eng. Brandão, responsável pelo Canteiro de Obras que nôs informou, que não tem informações sobre o trabalho social com a comunidade, ele disse que apenas uma Comissão da Câmara de Vereadores, Representantes do INEA e da Prefeitura estiveram visitando o local, mas que desconhece se há ou não algum trabalho social sendo desenvolvido com os moradores da região e sendo assim fomos conferir com esses moradores.
Fomos ao Bairro Santa Emília que fica localizado as margens do Canal do Outeiro e colado as obras dos condomínios e constatamos a localização frágil com relação a margem de Risco de Inundação, pois com a terraplanagem de preparação do conjunto o bairro ficou muito abaixo da construção e vulnerável geograficamente. Conversamos com a Sr. Mileide Almeida e Mazilane ambas moradoras da Rua São Marcelino em Santa Emilia que informaram que além de terem sofrido com os prejuízos causados com as enchentes de 2009 e 2010, ficaram frustradas por não terem sido procuradas para cadastramento de aquisição de um imóvel no condomínio, já que a região onde mora continua carente de Saneamento Básico e Calçamento entre outras carências apontadas pelas moradoras, entramos em contato com a Prefeitura de Belford Roxo que não retornou resposta ao nosso email enviado.        

Postar um comentário

0 Comentários