Matéria Especial: Morreu no último sábado 5, Jean Marcovaldi, uma "lenda viva" em Belford Roxo

Postagem do filho Enrico, comunicou o falecimento do Sr. Jean Marcovaldi em sua rede social.
Foto Facebook


Jean Guagni Dei Marcovaldi, uma lenda em Belford Roxo, do nome de Rua a Lagoa do Barro Vermelho, conheça um pouco de sua história


BELFORD ROXO - Nascido em 4 de julho de 1925 em Rapallo, na Itália, filho de pai italiano e mãe austríaca, Jean Guagni Dei Marcovaldi faleceu no ultimo sábado dia 5 de abril de 2025 aos 99 anos de idade. Ele chegou ao Rio em março de 1946 para trabalhar na empresa de mármores e granitos do tio, o ítalo-brasileiro Enrico Guarneri. Fez carreira, chegou a ser um dos maiores exportadores do Brasil e continuava ativo nos negócios da família.

Três vezes por semana ia da Gávea, Zona Sul do Rio, onde morava, até Belford Roxo para trabalhar na sua empresa. Viúvo, foi casado durante 73 anos e tem cinco filhos, sete netos e quatro bisnetos.

Leitor assíduo do Jornal O GLOBO gostava de ler sobre política, saúde, economia e notícias internacionais. E diz guardar, com “muito carinho” na memória, as reportagens publicadas sobre os projetos Tamar e Baleia Jubarte, criados por dois de seus filhos.

Sr. Jean Marcovaldi ao lado de sua esposa Dinah Marcovaldi que faleceu em 2022. Foto: Facebook

Publicação Relacionada:

MORRE AOS 96 ANOS Matriarca da "Fazenda BOA ESPERANÇA" de BELFORD ROXO



Sr. Jean Marcovaldi completaria em julho deste ano (2025) 100 anos de vida. Foto: Facebook

O Sindicato SINDIROCHAS emitiu nota sobre o falecimento do Sr. Jeran Marcovaldi


É com profundo pesar que o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Calcários e Calcários do Estado do Espírito Santo (SINDIROCHAS) comunica o falecimento de Jean Guagni Dei Marcovaldi, que faleceu em 5 de abril de 2025.

Marcovaldi, considerado uma das figuras mais importantes da história do setor de rochas naturais no Brasil, completaria 100 anos em julho. Sua carreira deixou uma marca indelével na indústria, consolidando-o como um verdadeiro ícone do setor.

A equipe do SINDIROCHAS teve recentemente a honra de dividir um tempo com ele durante o evento “Marmomac Brasil 2025”, uma prova de sua participação ativa e comprometimento, mesmo em seus últimos dias.

"O SINDIROCHAS se solidariza com a família e presta homenagem a este verdadeiro ícone da indústria da rocha natural, cujo legado, escrito em pedra, viverá na história e em nossos corações", diz o comunicado oficial.

Ex-soldado italiano, emigrou para o Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial e se casou com Dinah Martins em 1949, em cerimônia realizada na Igreja da Glória, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de diversos convidados ilustres, entre eles o príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança, o embaixador italiano, o ministro conselheiro italiano, o presidente do Supremo Tribunal Federal, entre outros políticos, diplomatas, jornalistas, escritores, artistas e membros da alta sociedade. Dessa união nasceram os filhos Alexander, Guy, Waldemar, Enrico e Fábio.

Proprietário do Sítio Boa Esperança, o imóvel passou por obras de restauração, iniciadas em 2012 e concluídas em 2016, sob a coordenação do filho, o arquiteto Fábio Marcovaldi.

Poucas pessoas sabem, mas o idealizador do Projeto TAMAR, Tartarugas-Marinhas, Guy Marie Fabio Guagni dei Marcovaldi, mas eu uso Guy Marcovaldi do qual é Coordenador Nacional. A Petrobras patrocina há 23 anos o Projeto Tamar. Pra conhecer a história completa clique em https://museudapessoa.org/historia-de-vida/guy-marie-fabio-guagnidei-marcovaldi/ o qual atualmente sobrevive de atividades turísticas atraindo visitantes do mundo inteiro para suas sedes nos litorais nacionais, é filho do Jean Marcovaldi, dono da Fazenda, ou seja, tem uma relação intrínseca com a cidade de Belford Roxo. Umas das formas de demonstrar isto, foi a produção audiovisual que ele elaborou. A partir da música e de um tom afetivo, ele apresenta as imagens da Boa Esperança. Os seus irmãos, Enrico e Fabio, também são fundamentais nesta história, pois um é o idealizador do Projeto Baleia Jubarte e o outro foi o arquiteto que reformou a Fazenda, respectivamente. Leia mais em https://storymaps.com/pt-br/stories/31b0381908474f99a16b45175a1875f3

Contribuição do BLOG DO LOTE XV


Tivemos o prazer de conhecer o Sr. Jean Marcovaldi em acho que em 2015 ou 2016, quando estivemos participando de uma reunião onde conversamos com ele a respeito da proposta de criação de uma Nova Rodovia Municipal que ligaria o centro de Belford Roxo pela Floripes Rocha até a Estrada do Conde no bairro Vila Pauline e mais a frente a Av. Joaquim da Costa Lima, encurtando o trajeto até o Lote XV e que diminuiria bastante o engarrafamento do centro próximo a CEDAE, chegamos a fazer até uma visita técnica e o projeto executivo chegou a ser entregue ao então Governador Pezão pelo Urbanista Dr.Vicente Loureiro, mas infelizmente o projeto foi engavetado desde então, como as mudanças de governo e não saiu do papel... pelo menos até agora.

Assessores da Prefeitura de Belford Roxo apresentaram em  proposta de criação da nova Rodovia Municipal em Belford Roxo. O então Assessor Especial da Secretaria de Governo do Governo do Estado o ex-prefeito de Mesquita e ex- deputado Artur Messias  


Conversamos também sobre a "Lagoa do Barro Vermelho', que encontrasse também nas terras dele, quando nos confidenciou que a lagoa surgiu através do vazamento do reservatório da Cedae que fica localizado no morro, numa parte alta da região  e que apesar dos insistentes pedidos de solução do problema a coisa não se resolveu e acabou se tornando a lagoa que todos conhecem hoje, tai  a origem da Lagoa do Barro Vermelho. Falamos sobre outros assuntos num bate papo pra lá de descontraído e esclarecedor. Realmente uma celebridade em nossa cidade que tive o prazer de conhecer.








Por: Rogerio Gomes - BLOG DO LOTE XV
Fonte: O Globo/ SindiRochas/ Guardiões da Fauna/Museu da Pessoa

Postar um comentário

0 Comentários