![]() |
Duque de Caxias pede para que caxienses tomem cuidado com calor extremo — Foto: Divulgação |
Exposição ao sol deve ser evitada, pets precisam de cuidados especiais e hidratação deve ser reforçada
DUQUE DE CAXIAS - Depois de um início de semana muito quente, a previsão é que os próximos dias continuem sendo de muito calor. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil municipal, pede para que a população evite a exposição ao sol, principalmente no período entre 10h e 16h.
A cidade informa ainda que segue em monitoramento das condições do tempo e que é necessário que os cidadãos estejam atento aos avisos da Defesa Civil. Em caso de emergência, procure um lugar seguro e ligue imediatamente para 08000230199 ou 199.
Unidades de Saúde preparadas para atender a população
A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as unidades estão prontas para atender pessoas com sintomas decorrentes das altas temperaturas.
Caso tenha sintomas como tontura, fraqueza, sede intensa mesmo após ingestão de líquidos ou dor de cabeça forte e persistente, procure uma unidade municipal de saúde imediatamente.
Como lidar com o calor?
Hidrate-se com muita água e coma frutas, legumes e verduras em abundância;
O gelo também ajuda na hora de abaixar as temperaturas, principalmente se enrolado em panos e colocado em regiões de dobra, como atrás do pescoço, axilas e virilha;
Não deixe de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca e outras condições médicas preexistentes;
Grupos mais vulneráveis a sofrer com o calor e que devem ter cuidado redobrado incluem crianças, idosos, gestantes, trabalhadores ao ar livre e atletas;
Não esqueça do protetor solar e reaplique de acordo com orientações do fabricante;
Utilize roupas frescas, mas que possam fornecer proteção, como boné, chapéu e óculos de sol;
Evite praticar atividades físicas em horários de pico do calor;
Se possível, permaneça em locais ventilados, Cuidado com choques térmicos, que podem ser causados pelo frio do ar condicionado e o calor da rua;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, elas podem provocar a desidratação;
Cuidado com seus pets
Evite passeios com seu pet entre 9h e 16h, para evitar queimaduras nas patas do seu amigo. Sempre confira a temperatura do solo. As patas dos animais são sensíveis e eles podem se queimar com facilidade. O chão não estará próprio se você encostar a mão e não aguentar o calor por 5 segundos. Prefira passeios na grama ou na terra.
Troque regularmente a água do seu pet, ela precisa estar sempre fresca. Não dê água quente aos bichinhos; não deixe as casinhas dos animais no sol; e cuidado com correntes de metal, que podem causar queimaduras.
Caso necessário, procure atendimento na unidade de referência, o Hospital Municipal Veterinário, localizado na Alameda Xavier Filho, ao lado da sede da PMDC, no Jardim Primavera.
Fonte: ODia/PMDC
0 Comentários