Ticker

8/recent/ticker-posts

Nova Iguaçu celebra sua história com documentário “Nova Iguaçu – Uma cidade em dois lugares”

Nova Iguaçu celebra sua história com documentário “Nova Iguaçu – Uma cidade em dois lugares”

NOVA IGUAÇU - Na noite desta terça-feira (14/01), o Complexo Cultural Mário Marques foi palco da pré-estreia do documentário “Nova Iguaçu – Uma cidade em dois lugares”. Como parte das comemorações dos 192 anos da cidade, o evento destacou a trajetória histórica e arquitetônica de Nova Iguaçu, seu crescimento e a construção de sua identidade ao longo dos séculos.

O documentário traça uma linha do tempo, mostrando desde a sua fundação como vila até os dias atuais. Ao longo do filme, a narrativa percorre momentos cruciais para o desenvolvimento da cidade, com destaque às suas construções e ao impacto da arquitetura no cotidiano dos iguaçuanos.

No filme, o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro narra momentos e situações marcantes de Nova Iguaçu e conta também com a participação de diversas personalidades, como o produtor cultural e secretário de Cultura de Paracambi, Nelson Freitas; o ex-coordenador do Centro de Cultura, Memória, Pesquisas e Documentação Histórica da Câmara de Nova Iguaçu e atual assessor especial da Secretaria de Governo, o jornalista Almeida dos Santos; o historiador Antônio Lacerda; os arquitetos André Zichtl, Flávio Araújo e Rogério Ferola, entre outros. O prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, e a vice-prefeita, Dra. Roberta Teixeira, prestigiaram o lançamento do documentário.


“Com 192 anos de história, Nova Iguaçu se consolida não apenas como um polo econômico da Baixada Fluminense, mas também como um importante centro cultural. A produção do documentário é uma forma de reconhecer e valorizar a trajetória de uma cidade que, ao longo dos anos, soube preservar suas raízes e ao mesmo tempo se reinventar”, destacou a presidente da Arcádia Iguaçuana, Tereza Petsold.

O documentário é uma iniciativa da Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura e do Patronato São Vicente, com produção da Água Grande Projetos e Realizações e da TVHitz online, e patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Nova Iguaçu por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).


O documentário estará disponível ao público em breve, permitindo que todos possam conhecer mais profundamente as histórias, as construções e as pessoas que contribuíram para que Nova Iguaçu se tornasse o que é hoje.

Fonte: ZM Noticias

Postar um comentário

0 Comentários