CLIQUE AQUI e assista a reportagem |
O Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, fez a confirmação do verme causador da meningite eosinofílica. O animal contaminado estava no bairro Ipiranga
NOVA IGUAÇU - O verme causador da meningite eosinofílica foi encontrado em um caramujo que foi coletado no bairro Ipiranga, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A confirmação foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, depois de uma morte pela doença no município.
A solicitação de investigação foi feita pela Secretaria de Saúde da cidade, em abril desse ano. O verme foi detectado em uma espécie conhecida como Lolô ou Aruá.
A infecção humana acontece quando as pessoas ingerem o muco liberado pelo caramujo, que pode estar em algum vegetal mal lavado. O principal sintoma é dor de cabeça e, em alguns casos, distúrbios visuais, enjoo, vômito, dormência e formigamento.
De acordo com a bióloga da UERJ Sônia Barbosa, para evitar a contaminação é necessária a lavagem adequada dos alimentos.
"Uma das formas de contaminação é a ingestão das larvas que podem estar presentes no muco que esse animal produz. Outra forma muito importante é evitar o acúmulo de entulhos, sujeiras e jogar lixo orgânico em terrenos baldios”, explica ela.
A Secretaria Estadual de Saúde disse que não foi notificada sobre esse caso, mas vai mobilizar uma equipe técnica para apurar com a vigilância epidemiológica do município.
Fonte: G1
0 Comentários