Ticker

8/recent/ticker-posts

Evento debateu monitoramento de políticas públicas na Baixada Fluminense. Nenhuma cidade da Baixada possui um Plano Municipal de Mobilidade Urbana informou o Ministério das Cidades.

Evento vai debater a mobilidade urbana na Baixada Fluminense Foto: Cléber Júnior / Extra
Igor Ricardo

BAIXADA - A necessidade de melhoria no transporte público da Baixada fica evidente com a constatação de que nenhuma cidade da região possui um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, segundo dados do Ministério das Cidades. Nas ruas, portanto, não é difícil encontrar quem tenha reclamações sobre o sistema:

— A passagem é cara e o serviço, péssimo — disse Juliana Parreira, de 34 anos, de Nova Iguaçu.

Todas as novas gestões municipais têm até abril do ano que vem(2018) para elaborar seus planos — mediante comunicação, consulta e avaliação públicas — e enviar ao Ministério das Cidades. Caso contrário, ficarão impedidas de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

A discussão sobre melhorias no transporte, assim como outros assuntos, foi tema do 9º Fórum Rio, que aconteceu no dia 10/6 em São João de Meriti. A ideia do encontro foi debater de que forma a grave crise de receita do governo do estado do Rio de Janeiro que colocou em xeque a continuidade de inúmeras políticas públicas em diferentes municípios.

— Queremos apresentar uma cultura do monitoramento. Ou seja, ferramentas que nos permitam melhorar e fiscalizar a gestão pública. A mobilidade urbana, por exemplo, faz parte deste plano é um dos assuntos mais sérios a ser debatido. Ninguém tem um plano de mobilidade — explicou Henrique Silveira, coordenador Executivo da Casa Fluminense (http://casafluminense.org.br), uma das responsáveis pelo evento.

Mais mortes violentas
A segurança pública será outro tema debatido no fórum. O número de mortes violentas na Baixada Fluminense cresceu em 12 dos 13 municípios da região entre 2015 e 2016, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (Isp). Em Queimados, por exemplo, o aumento foi de 89%.

O Fórum Grita Baixada, participou do evento, lançando a Frente Intermunicipal da Valorização da Vida (leia também http://casafluminense.org.br/valorizacao-da-vida-e-seguranca-publica/ ), que será uma plataforma da sociedade civil para debater junto com o)s órgãos públicos medidas de combate à violência.

— Ainda estamos no estágio inicial deste projeto, mas, no fim deste mês, já vamos nos reunir com prefeituras da região para apresentá-lo. É um meio de podermos resolver as desigualdades — contou Daniel Almeida, articulador do Grita Baixada (https://www.facebook.com/forumgritabaixada/).

Segundo ele, os municípios de Paracambi, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita já estão interessados em colaborar com a Frente Intermunicipal.

ASSISTA O VÍDEO DO EVENTO


O Fórum Grita Baixada vai participar junto com a Anistia Internacional na tentativa de pautar a construção de planos municipais de redução de homicídios.

Temas
Além da mobilidade urbana, haverá mesas com os seguintes temas: Segurança Pública: Baixada esquecida; Saneamento básico: o que as gestões municipais têm a ver com a venda da Cedae?; Monitorando o poder público.

FÓRUM RIO
É um encontro semestral que reúne organizações, movimentos da sociedade civil e representantes do Poder Público em uma arena comum de debates sobre políticas públicas desde 2014. Este é o primeiro de 2017.
Fonte: Igor Ricardo;EXTRA
Arquivo: 09/06/17 - https://extra.globo.com/noticias/rio/evento-vai-debater-monitoramento-de-politicas-publicas-na-baixada-fluminense-21453221.html

Postar um comentário

0 Comentários